Onda de frio derruba temperaturas no Brasil na próxima semana

2 min de leitura
Imagem de: Onda de frio derruba temperaturas no Brasil na próxima semana
Imagem: Shutterstock

Já é hora de separar os agasalhos. Uma onda de frio irá atingir quase todo o Brasil na próxima semana, e deve abaixar os termômetros em até 12 graus. É o que prometem os serviços meteorológicos do país.

As regiões sul, sudeste e centro-oeste deverão ser as mais afetadas. Em São Paulo, a temperatura pode chegar a menos de 10 graus. Já no Sul existe a possibilidade de neve, e em Curitiba pode haver geada.

Geadas devem tomar os campos no sul do país e atingir até mesmo grandes centros (Fonte: Shutterstock)Geadas devem tomar os campos no sul do país e atingir até mesmo grandes centros (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Nas redes sociais o fenômeno foi batizado de "erupção polar", mas meteorologistas afirmam que o termo não é oficial. O que está acontecendo é o avanço de uma massa polar muito intensa a partir do polo sul que deve subir pela América do Sul.

O evento vai coincidir também com a passagem de um ciclone extratropical, que trará umidade. Por isso, existe previsão de neve para a serra gaúcha e algumas cidades de Santa Catarina nas próximas terça e quarta-feira.

Também haverá geada em diversos municípios, entre os dias 19 e 22 de maio, que devem atingir a região Sul, o sul e oeste paulista, o Mato Grosso do Sul e o sul de Minas Gerais. Segundo meteorologistas, ela pode ocorrer até mesmo em áreas urbanas, como Curitiba.

O frio intenso não vai deixar nem mesmo o Norte de fora. A queda de temperatura deve atingir estados como o Acre e Rondônia, causando o segundo episódio de friagem consecutivo no mês.

Segundo a MetSul Meteorologia, em nota, o frio deve permanecer por ainda mais uma semana. Consultando o modelo climático americanos CFS, foi notado que o padrão de baixas temperaturas persistirá até o final do mês na região sul.

Termômetros negativos no mês de maio são atípicos. Esse frio é característico do La Niña, fenômeno de abaixamento da temperatura do Oceano Pacífico. Ele começou no final do inverno do ano passado e segue trazendo consequências até hoje.

Neste ano, ela foi responsável por severas estiagens que levaram à perda de safras inteiras de milho e de soja nos países afetados. Os especialistas esperavam que a atmosfera se estabilizasse com a chegada do outono, mas os sinais indicam que La Niña segue firme e forte.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.