Brasil investiga casos suspeitos de hepatite infantil de causa desconhecida

1 min de leitura
Imagem de: Brasil investiga casos suspeitos de hepatite infantil de causa desconhecida
Imagem: Shutterstock

O Ministério da Saúde afirmou que está monitorando casos da misteriosa hepatite aguda infantil em crianças de diferentes estados: Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Pernambuco. Os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) investigam os casos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), duas crianças de 4 e 8 anos, e um bebê de 2 meses, foram identificados com a doença na capital do estado. Três outros casos ainda são investigados: uma criança com 3 anos em Niterói; outra com 2 anos em Araruama; e a morte de um bebê de 8 meses em Maricá.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo também investiga sete casos suspeitos na capital, em São José dos Campos e em Fernandópolis. Outros casos são investigados no Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco. O Ministério da Saúde orienta aos profissionais de saúde a notificarem imediatamente todos os casos suspeitos da doença.

Em abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta mundial após o registro de diversas ocorrências de hepatite aguda grave no Reino Unido. Desde então, já foram registrados diversos casos na Europa e Estados Unidos — segundo a OMS, já são mais de 300 casos registrados em crianças ao redor do mundo.

Os sintomas da hepatite incluem náusea, pele e olhos amarelados, febre, dor abdominal, entre outrosOs sintomas da hepatite incluem náusea, pele e olhos amarelados, febre, dor abdominal, entre outrosFonte:  Shutterstock 

Hepatite misteriosa

A hepatite é uma doença no fígado que pode ser provocada por diferentes causas, como por infecções ou consumo de álcool. São cinco tipos de hepatite viral que causam as principais inflamações no fígado: A, B, C, D e E — existem outros casos, como a hepatite autoimune.

Diversos especialistas analisam qual pode ser a causa misteriosa da doença, contudo, até o momento, não descobriram a resposta. De acordo com a OMS, o coronavírus SARS-CoV-2 não é o responsável pelos casos de hepatite que estão sendo registrados ao redor do mundo.

Também não há relação estabelecida entre os casos de hepatite e a vacina contra a covid-19. No Reino Unido, por exemplo, a agência de segurança em saúde (UKHSA) disse no fim de abril que nenhum dos casos da hepatite misteriosa registrada na nação aconteceu em crianças que receberam o imunizante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.