Dieta vegana pode ser escolha mais saudável para seu cãozinho, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Dieta vegana pode ser escolha mais saudável para seu cãozinho, diz estudo
Imagem: Mylene2401/Pixabay

Um estudo abrangente realizado na Inglaterra com 2.639 cães e seus tutores, liderado pela Universidade de Winchester, concluiu que dietas veganas são mais saudáveis e seguras para esses animais de estimação do que dietas convencionais à base de carne. Mas, independentemente dos produtos vegetais utilizados, as dietas devem ser nutricionalmente completas e equilibradas, alerta o principal autor do estudo, professor Andrew Knight.

Para chegarem a essa conclusão, os autores acompanharam dados alimentares e a saúde dos pets durante um ano através de pesquisas preenchidas pelos seus guardiões. A pesquisa trabalhou com sete indicadores gerais de problemas de saúde canina, entre os quais o número elevado de visitas ao veterinário, se o cão tomou a medicação receitada, porcentagem de cães doentes, além de 22 dos distúrbios de saúde mais comuns entre os cães.

Resultados da pesquisa sobre a dieta vegana para cães

Os resultados mostraram que quase metade dos cães alimentados com dietas à base de carne necessitaram de medicação não rotineira, ao passo que apenas um terço dos cães alimentados com as dietas veganas demandaram esse tipo de tratamento. Os animais carnívoros apresentaram resultados de saúde piores em quase todos os casos analisados.

De acordo com o estudo, há evidências significativas de que as dietas caninas que utilizam carne crua são regularmente associadas a riscos alimentares ligados a deficiências e desequilíbrios nutricionais e patógenos. Por isso, ao relacionar os resultados de saúde com os riscos alimentares, os pesquisadores concluíram pelas dietas veganas nutricionalmente saudáveis como as melhores escolhas para cães.

Vantagens adicionais das dietas veganas para animais

A pesquisa estima que existam atualmente cerca de 470 milhões de cães de estimação no mundo, e que um número crescente de tutores está considerando mudar a dieta de seus pets para alimentos veganos, um mercado que movimentou US$ 9 bilhões (R$ 44,5 bilhões) em 2020, segundo o estudo.

Além do aspecto de saúde para os animais alimentados, explica o professor Knight, "dietas alternativas [...] oferecem benefícios tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para o bem-estar dos animais de criação que são processados em alimentos". Nesse sentido, o estudo veio para esclarecer os tutores que temiam possíveis riscos com a mudança da dieta.

ARTIGO Plos One: DOI: 10.1371/journal.pone.0265662.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.