China anuncia missão espacial para desviar asteroides perigosos

1 min de leitura
Imagem de: China anuncia missão espacial para desviar asteroides perigosos
Imagem: NASA

A China anunciou uma missão para identificar e desviar asteroides, em especial aqueles que podem ameaçar a Terra. Com esse propósito, a agência espacial do país deve desenvolver um sistema capaz de catalogar e monitorar objetos próximos, para então enviar uma espaçonave para colidir com o invasor e mudar sua órbita. A expectativa é de que os primeiros testes sejam feitos em 2025, em um asteroide ainda não determinado.

O projeto visa somar esforços com os de outros países para defesa planetária, destacou Wu Yanhua, vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), em entrevista à rede de televisão estatal divulgada pelo site Global Times. Ele também revelou a criação de um novo software de simulação de possíveis impactos, para a humanidade saber como lidar com a chegada de um eventual desastre.

A missão da China visa alterar a órbita de um asteroide perigosoA missão da China visa alterar a órbita de um asteroide perigosoFonte:  NASA 

O monitoramento de asteroides, previsto pela CNSA, segue observações e simulações de outras agências espaciais ao redor do mundo. Além da Rússia e da Agência Espacial Europeia (ESA), os EUA por meio da NASA lançaram no ano passado uma missão que também quer alterar a trajetória desse tipo de objeto. A ideia é a de que sua sonda colida com o par de asteroides Dimorphos e Didymos — localizados a mais de 10 milhões de quilômetros de distância da Terra.

Embora a maioria de objetos cósmicos seja desintegrada ao se aproximar da atmosfera terrestre, um impacto de asteroides maiores preocupa especialistas. Por isso, os dados fornecidos pela iniciativa da China podem ajudar no desenvolvimento de maiores ferramentas para a defesa planetária, caso necessário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.