Cientista dá nome da cantora Taylor Swift a nova espécie de piolho-de-cobra

1 min de leitura
Imagem de: Cientista dá nome da cantora Taylor Swift a nova espécie de piolho-de-cobra
Imagem: Dr Derek Hennen

Uma nova espécie descoberta nos Estados Unidos foi batizada em homenagem a Taylor Swift, cantora de hits como “Shake It Off” e “You Belong With Me”.

O animal nomeado Nannaria swiftae faz parte da classe dos milípedes ou diplópodes, popularmente conhecidos no Brasil como piolhos-de-cobra.

Marrom e laranja, milípede de garra torcida foi batizado em homenagem à cantora estadunidense Taylor Swift.Marrom e laranja, milípede de garra torcida foi batizado em homenagem à cantora estadunidense Taylor Swift.Fonte:  Dr. Derek Hennen 

“A música dela me ajudou a passar pelos altos e baixos da pós-graduação, então batizar uma nova espécie de milípede em homenagem a ela é minha forma de agradecer”, disse o autor principal do estudo, Derek Hennen.

Os machos da espécie Nannaria swiftae apresentam pequenas garras torcidas nas suas patas dianteiras, sendo por isso chamados milípedes de garra torcida.

Taylor SwiftA cantora norte-americana Taylor Swift em foto de 2019 durante apresentação em Nova York (Shutterstock)

Em entrevista ao HuffPost, o entomologista disse que escolheu esta espécie em específico por ser originária do Tennessee, estado estadunidense em que a cantora morou durante a adolescência.

Além de Taylor Swift, Hennen homenageou também sua esposa, Marian, dando o nome de Nannaria marianae a outra das espécies detalhadas por sua equipe.

Espécie é uma de 17 encontradas na Cordilheira dos Apalaches

O animal foi descrito em um artigo publicado dia 15 de abril no periódico ZooKeys e está entre as 17 novas espécies de diplópodes encontradas por pesquisadores da Virginia Tech na Cordilheira dos Apalaches, nos Estados Unidos.

A equipe composta por Derek Hennen, Jackson Means e Paul Marek analisou mais de 1,8 mil espécimes encontrados em 17 estados visando detalhar animais ainda não registrados pela ciência.

Exemplo de habitat típico dos milípedes descritos. Para encontrá-los, os cientistas procuraram debaixo de folhagens, pedras e troncos.Exemplo de habitat típico dos milípedes descritos. Para encontrá-los, os cientistas procuraram debaixo de folhagens, pedras e troncos.Fonte:  Dr. Derek Hennen 

Com comprimento entre 18 e 38 mm, muitos tendem a ficar enterrados no solo, às vezes totalmente sob a superfície, dificultando sua localização. Importantes decompositores, liberam nutrientes de materiais orgânicos como folhas e galhos no ecossistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.