Chuva de meteoros pode ser vista no Brasil na noite desta sexta (22)

1 min de leitura
Imagem de: Chuva de meteoros pode ser vista no Brasil na noite desta sexta (22)
Imagem: Unsplash

O mês de abril está sendo marcado por chuvas de meteoro que podem ser visualizadas em todo o Brasil, principalmente em regiões mais altas. Na noite de sexta-feira (22) e na madrugada de sábado (23) será possível visualizar o pico da chuva de meteoros Líridas, com cerca de 18 meteoros por hora.

O melhor horário para visualizar o fenômeno é a partir de 1h da manhã do dia 23 e as regiões do Norte e Nordeste serão as mais privilegiadas. Contudo, em qualquer lugar que você esteja, basta se orientar para a direção norte e observar os pequenos corpos celestes.

A chuva de meteoros Líridas é o principal evento em relação à visualização de detritos espaciais — o  grupo de meteoros entra na atmosfera do planeta em velocidades super altas e ilumina o céu. A visualização será melhor em um ambiente sem muita poluição luminosa, como em cidades do interior ou no campo.

Chuva de meteoros capturada no Morro da Baleia, na Chapada dos VeadeirosChuva de meteoros capturada no Morro da Baleia, na Chapada dos VeadeirosFonte:  Unsplash 

O que são os meteoros Líridas?

Inclusive, os meteoros são vindouros da constelação de Lira, por isso eles foram nomeados assim. De acordo com uma descoberta realizada em 1861, os detritos espaciais são pequenos resquícios do cometa C/1861 G1 (Thatcher).

Conforme afirmado pelo astrônomo brasileiro Marcelo Cicco, em comunicado do Observatório Nacional, a iluminação da Lua deve atrapalhar a visibilidade dos corpos celestes menores e menos brilhantes. A passagem dos meteoros começou no dia 15 de abril e deve durar até dia 29 deste mês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.