Livro ensina receitas para pacientes com fibrose cística

1 min de leitura
Imagem de: Livro ensina receitas para pacientes com fibrose cística
Imagem: Shutterstock

Quem tem fibrose cística ou conhece algum portador da doença sabe das dificuldades nutricionais que ela ocasiona. Pensando nisso, a nutricionista Daniele Aparecida de Oliveira escolheu o tema para seu Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Positivo. O resultado é um livro com 16 preparações para portadores de fibrose cística que pode ser baixado gratuitamente aqui.

As receitas foram planejadas para serem consumidas em lanches e refeições principais e priorizam alimentos in natura e minimamente processados.

O livro, que levou quatro anos para ser escrito, recebeu o título Preparações culinárias para necessidades alimentares especiais – Alimentação saudável e adequada para pessoas com fibrose cística. A ideia surgiu após o primeiro contato de Daniele com a equipe do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

O instituto possui outras cartilhas disponíveis com temáticas relacionadas à doença disponíveis para download em seu site.

Entenda a fibrose cística

Doença genética conhecida também como mucoviscidose, a fibrose cística é crônica e progressiva. Detectável pelo teste do pezinho, que deve ser realizado nas primeiras 48 horas de vida do bebê, ela é caracterizada por lesões progressivas, tanto no sistema respiratório quanto no digestivo.

A enfermidade é caracterizada pela dificuldade de absorção de nutrientes e por problemas pulmonares, ambos ocasionados pela presença de muco espesso que não consegue atravessar as paredes celulares do portador.

Para saber mais sobre a fibrose cística, leia este conteúdo especial que o Tecmundo preparou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.