Após 8 anos, Toyota volta ao mercado de carros elétricos com novo SUV

1 min de leitura
Imagem de: Após 8 anos, Toyota volta ao mercado de carros elétricos com novo SUV
Imagem: Toyota

A montadora japonesa Toyota voltou ao mercado dos carros elétricos após 8 anos. A empresa anunciou na terça (12) o seu novo modelo SUV bZ4X, movido a bateria e que promete rodar até 406 quilômetros por carga.

Estima-se que, nos Estados Unidos, o veículo seja comercializado por US$ 42 mil (cerca de R$ 198 mil, em valores do dia). A empresa promete, entretanto, que o lançamento se espalhará para o mundo todo.

O novo SUV elétrico da Toyota (Fonte: Toyota/reprodução)O novo SUV elétrico da Toyota (Fonte: Toyota/reprodução)Fonte:  Toyota 

O novo veículo da linha bZ (Beyond Zero) é rápido comparado aos equivalentes à combustão. Um dos opcionais oferecidos pela empresa é a tração nas quatro rodas. Nessa versão o carro pode ir de 0 km/h a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos, informa a Toyota.

O desempenho, entretanto, não traz grandes novidades. Apesar disso, a montadora diz que o lançamento pode impulsionar as suas vendas, porque existem clientes que estão dispostos a experimentar um elétrico, mas não são fiéis à marca.

“À medida que fazemos a transição para um mercado mais dominado por veículos elétricos, a intenção é convencer os proprietários de motores de combustão a tentar algo novo”, diz em nota Stephanie Brinley, analista principal da Mobilidade Global S&P.

Leia também: DeLorean revela visual de carro elétrico que pode reviver a marca

No ano passado, 2021, foram vendidos quase 4,6 milhões de elétricos no mundo todo. Esse número já constitui 15% das vendas globais de veículos. De olho nessa fatia do mercado, a Toyota afirma que planeja oferecer 15 modelos do gênero até 2025, sendo sete da linha bZ.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.