Robô-guepardo do MIT aprende a correr e já supera os 14 km/h; veja o vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Robô-guepardo do MIT aprende a correr e já supera os 14 km/h; veja o vídeo
Imagem: MIT CSAIL

Apresentados ao público em 2018, os robôs Cheetah do Massachusetts Institute of Technology (MIT) ganharam uma versão menor e mais leve chamada Mini Cheetah. Diferente dos seus “irmãos” mais velhos, o guepardo mecânico recebeu um processo de aprendizagem com simulações de inteligência artificial que permitem o aprendizado de 100 treinos em apenas três horas, dizem os cientistas.

Originalmente, os pesquisadores do MIT programavam seus robôs para que eles pudessem adaptar suas formas de se locomover na presença de obstáculos reais do terreno, desacelerando ou andando de forma mais cuidadosa. Isso não aconteceu com o Mini Cheetah, que é capaz de aprender por si próprio o comportamento a adotar o que foi aprendido face às novas situações apresentadas.

Entrevistados pelo MIT |News, site oficial da universidade norte-americana, os pesquisadores Gabriel Margolis e Ge Yang deram pistas sobre o quão rápido a Mini Cheetah é capaz de correr. Os pós-doutores reconhecem que a grande questão no cerne da pesquisa em inteligência artificial é o paradigma de que "os humanos dizem ao robô qual tarefa fazer e como fazê-lo".

Como se trata de um problema não escalável, pois seria inviável programar manualmente um robô capaz de operar em diferentes ambientes, a solução encontrada foi "dizer ao robô o que fazer e deixar que ele descobrisse como".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.