Maioria dos brasileiros diz estar preocupada com meio ambiente

1 min de leitura
Imagem de: Maioria dos brasileiros diz estar preocupada com meio ambiente
Imagem: Unsplash/Matt Palmer

Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) publicada em 9 de março mostra que 6 entre cada 10 brasileiros dizem estar muito preocupados com o meio ambiente atualmente, e 90% dizem acreditar que o aquecimento global pode prejudicar muito as próximas gerações. 74% ainda discordaram de que as queimadas na Amazônia são necessárias para a economia.

A pesquisa foi feita em parceria com o Programa de Mudança Climática da Universidade de Yale e com o Ipec Inteligência e contou com 2.600 participantes com mais de 18 anos que foram entrevistados entre setembro e novembro de 2021. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Para 77% dos entrevistados, proteger o meio ambiente é mais importante do que promover o desempenho econômico, mesmo que isso signifique um menor crescimento na economia e menos empregos. 8 entre cada 10 brasileiros ainda disseram considerar a questão do aquecimento global muito importante, embora apenas 21% tenham dito ter muito conhecimento sobre o assunto.

Além de 96% acreditarem que o aquecimento global é uma realidade, 77% dos entrevistados acreditam que ele é causado principalmente pela ação humana. 37% ainda disseram que os governos são aqueles que mais podem contribuir para resolver o problema das mudanças climáticas, seguidos das empresas e indústrias (32%), os cidadãos (24%) e as ONGs (4%).

Opinião dos brasileiros sobre queimadas na Amazônia

A maioria dos entrevistados discorda de que as queimadas na Amazônia são necessárias para o crescimento da economia. (Fonte: Shutterstock)A maioria dos entrevistados discorda de que as queimadas na Amazônia são necessárias para o crescimento da economia. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

A pesquisa do ITS Rio também identificou que 79% dos brasileiros afirmam acreditar que as queimadas na Amazônia aumentaram nos últimos anos, e 75% disseram que elas foram provocadas por ação humana. Além disso, 74% discordaram da afirmativa de que as queimadas na Amazônia são necessárias para o crescimento da economia.

Entre os citados pelos entrevistados como sendo os responsáveis pelas queimadas na Amazônia, estão os madeireiros (76%), agricultores (50%), pecuaristas (49%) e garimpeiros (43%). A maioria dos entrevistados ainda disse que as queimadas prejudicam a qualidade de vida da população local (94%), e representam uma ameaça para o clima e para o meio ambiente de todo o planeta (92%). Entre outras consequências citadas está a de que as queimadas na Amazônia prejudicam a imagem do Brasil no exterior (86%) e que podem prejudicar suas relações comerciais com outros países (78%).

O estudo completo pode ser encontrado no site do ITS Rio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.