Covid-19 é 26 vezes mais mortal em não vacinados, mostra levantamento

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19 é 26 vezes mais mortal em não vacinados, mostra levantamento
Imagem: Shutterstock

A mortalidade da covid-19 entre os não vacinados, é quase 26 vezes maior, de acordo com estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O estudo considerou os óbitos entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, período de maior circulação da variante Ômicron.

O levantamento considerou os dados dos óbitos registrados no Sistema Sivep-Gripe, pelos 645 municípios do estado. Dos 8.283 falecimentos registrados, apenas 7.942 foram considerados para o estudo, pois possuíam registro da situação vacinal no sistema oficial.

O estudo apontou que o número de mortes a cada 100 mil habitantes no período correspondente às semanas epidemiológicas 49 a 8, foram de 332 mortes para os não vacinados, e de apenas 13 mortes para aqueles com o esquema vacinal completo com duas doses. O levantamento ainda revelou que mesmo com apenas uma dose, foram registrados 22 óbitos a cada 100 mil habitantes.

O levantamento considera que no estado de São Paulo, a população apta para receber a vacina é de aproximadamente 43,2 milhões de pessoas. Mesmo com a aplicação de mais de 100 milhões de doses, estima-se que 717 mil habitantes ainda não receberam nenhuma dose do imunizante.

“Esses dados comprovam que São Paulo fez a escolha certa em apostar na Ciência e na vacinação como as principais medidas de enfrentamento a pandemia da Covid-19”, conclui Regiane de Paula, coordenadora do Programa de Imunização no estado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.