Amostras de asteroide primitivo podem ajudar a entender origem da vida

1 min de leitura
Imagem de: Amostras de asteroide primitivo podem ajudar a entender origem da vida
Imagem: Pixabay

Foram identificados mais de dez tipos de aminoácidos em um asteroide primitivo que orbita o sistema solar. As amostras de Ryugu, trazidas para a Terra pela missão japonesa Hayabusa 2, foram analisadas por pesquisadores da Universidade Kyushu, no Japão.

Ruygu é um asteroide condrito C1, rochoso e rico em carbono, água e material orgânico. Esse tipo de detrito celeste é uma possível fonte de biomoléculas que permitiu o surgimento da vida no nosso planeta há bilhões de anos.

Ruygu é um asteróide do tipo condrito rochoso C1 (Fonte: Pixbay/TBIT)Ruygu é um asteróide do tipo condrito rochoso C1 (Fonte: Pixbay/TBIT)Fonte:  Pixabay 

Esse astro celeste, entretanto, é um pouco diferente dos demais. Ele contém mais carbono, hidrogênio e nitrogênio do que outros condritos carbonáceos conhecidos. Os resultados foram divulgados na 53ª Lunar and Planetary Science Conference 2022.

Foram detectados aminoácidos, hidrocarbonetos aromáticos e compostos contendo nitrogênio nas análises, explica Hiroshi Naraoka, líder do estudo.

A composição química de asteroides permite investigar o passado geológico do sistema solar. Isso nos ajuda a entender como a matéria orgânica surgiu e evoluiu desde que nosso sol foi formado, há 4,6 bilhões de anos atrás.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.