Morre primeiro homem que recebeu coração de porco em transplante

1 min de leitura
Imagem de: Morre primeiro homem que recebeu coração de porco em transplante
Imagem: Shutterstock

David Bennett, o primeiro homem a receber um coração de porco em transplante, faleceu na terça-feira (8). A University of Maryland Medical Center, em Baltimore nos Estados Unidos, não divulgou com exatidão a causa da morte.

A cirurgia experimental foi realizada em janeiro, utilizando o coração de um animal geneticamente modificado. Alguns genes específicos que poderiam causar rejeição do órgão em seu receptor foram desativados.

O procedimento foi autorizado pela Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) americana, apenas porque Bennett, 57, era considerado inelegível para o procedimento tradicional, em decorrência de seu histórico médico. Ele estava acamado e com a saúde bastante deteriorada, não havendo mais alternativas médicas para que sua condição se estabilizasse ou melhorasse.

transplanteOs xenotransplantes podem ser uma alternativa à falta de órgãos disponíveis (fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Apesar do falecimento apenas dois meses após o transplante, Muhammad Mohiuddin, diretor científico do programa de transplantes de animais para humanos da Maryland university, afirma que as informações obtidas com o procedimento são “valiosas ao demonstrar que o coração de porco geneticamente modificado pode ter um bom funcionamento dentro do corpo humano, enquanto o sistema imunológico for adequadamente suprimido.”

Ainda em comunicado divulgado pela University of Maryland School of Medicine, David Bennett Jr., filho do paciente, afirma que a família é grata pelo procedimento inovador, e ainda que: “esperam que esta história possa ser o começo da esperança e não o fim.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.