Substância da laranja pode ajudar a combater diabetes, diz estudo

Imagem de: Substância da laranja pode ajudar a combater diabetes, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) indica que o suco de laranja pode ter um efeito benéfico sobre a produção de insulina no organismo, o que pode fazer da fruta um recurso natural no combate ao diabetes.

O estudo contou com 12 participantes que após uma noite em jejum, ingeriram uma refeição rica em gordura e carboidratos, com 1.037 kcal. Foram então divididos em três grupos: um que tomou apenas água durante a refeição, outro que bebeu suco de laranja comercial e um terceiro que ingeriu uma bebida à base de glicose com o mesmo teor do suco de laranja.

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock

Exames de sangue posteriores revelaram que o grupo que tomou o suco de laranja mostrou as mesmas taxas de glicemia e insulinemia (glicose e insulina no sangue) do grupo que só bebeu água. Ao investigar a causa de o suco ter contido o aumento da glicemia, os cientistas notaram que a laranja agiu sobre o miR-375, um biomarcador da função das células beta do pâncreas.

ARTIGO Clinical Nutrition ESPEN - DOI: 10.1016/j.clnesp.2021.12.003.