Disfunção cardíaca do diabetes pode ser tratada em 'gel' do sangue

1 min de leitura
Imagem de: Disfunção cardíaca do diabetes pode ser tratada em 'gel' do sangue
Imagem: Shutterstock

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, pode representar esperança para pessoas com cardiomiopatia diabética. Essa complicação, uma condição grave e pouco conhecida do diabetes, pode começar com uma disfunção diastólica e evoluir para insuficiência cardíaca, uma doença incurável.

Publicada na revista científica Diabetologia no fim de fevereiro, a pesquisa propõe que o glicocálix endotelial, uma espécie de gel que reveste o interior dos vasos sanguíneos, pode estar relacionado com a disfunção cardíaca. Por funcionar como um filtro para regular como os nutrientes viajam do sangue para o coração e outros tecidos corporais, um dano nessa fina estrutura aumenta a permeabilidade microvascular, com reflexos no coração.

Fonte: Qiu et al./Diabetologia/Divulgação.Fonte: Qiu et al./Diabetologia/Divulgação.Fonte:  Qiu et al./Diabetologia 

Para comprovar sua hipótese, os cientistas analisaram dois ratos com diabetes tipo 1 e 2. Em ambos, o glicocálix endotelial estava danificado, levando mais fluido às paredes do coração, que inchou e se tornou mais rígido. A conclusão foi que lesões no glicocálix podem ser um provável contribuinte para o desenvolvimento de cardiomiopatia diabética e, dessa forma, um potencial alvo terapêutico.

ARTIGO Diabetologia: DOI: 10.1007/s00125-022-05650-4.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.