Ciência

Disfunção cardíaca do diabetes pode ser tratada em 'gel' do sangue

O cálix endotelial é uma camada de espessura inferior a um micrômetro, mas as lesões nessa estrutura podem impactar diretamente o coração

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

07/03/2022, às 07:00

Disfunção cardíaca do diabetes pode ser tratada em 'gel' do sangue

Fonte:  Qiu et al./Diabetologia 

Imagem de Disfunção cardíaca do diabetes pode ser tratada em 'gel' do sangue no tecmundo

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, pode representar esperança para pessoas com cardiomiopatia diabética. Essa complicação, uma condição grave e pouco conhecida do diabetes, pode começar com uma disfunção diastólica e evoluir para insuficiência cardíaca, uma doença incurável.  

Publicada na revista científica Diabetologia no fim de fevereiro, a pesquisa propõe que o glicocálix endotelial, uma espécie de gel que reveste o interior dos vasos sanguíneos, pode estar relacionado com a disfunção cardíaca. Por funcionar como um filtro para regular como os nutrientes viajam do sangue para o coração e outros tecidos corporais, um dano nessa fina estrutura aumenta a permeabilidade microvascular, com reflexos no coração.

Fonte: Qiu et al./Diabetologia/Divulgação.Fonte: Qiu et al./Diabetologia/Divulgação.

Para comprovar sua hipótese, os cientistas analisaram dois ratos com diabetes tipo 1 e 2. Em ambos, o glicocálix endotelial estava danificado, levando mais fluido às paredes do coração, que inchou e se tornou mais rígido. A conclusão foi que lesões no glicocálix podem ser um provável contribuinte para o desenvolvimento de cardiomiopatia diabética e, dessa forma, um potencial alvo terapêutico.

ARTIGO Diabetologia: DOI: 10.1007/s00125-022-05650-4



Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.