Sonda Solar Orbiter flagra erupção solar gigante; veja

1 min de leitura
Imagem de: Sonda Solar Orbiter flagra erupção solar gigante; veja
Imagem: NASA/ESA/Divulgação

A sonda espacial Solar Orbiter, uma parceria da NASA com a Agência Espacial Europeia (ESA), capturou uma imagem da maior erupção solar já observada com o disco solar completo. O registro do evento, que se estendeu por milhões de quilômetros no espaço, foi feito no dia 15 de fevereiro.

Essas erupções são frequentemente associadas a ejeções de massa coronal, que, se direcionadas para a Terra, podem causar grandes estragos nas tecnologias existentes aqui. Felizmente, essa não foi.

Veja a postagem da ESA no Twitter sobre o feito:

A imagem foi capturada pelo 'Full Sun Imager' (FSI), que foi projetado para observar o disco solar completo mesmo durante passagens da sonda mais próximas do Sol. Em 26 de março, a espaçonave ficará a apenas cerca de 0,3 vezes a distância Sol-Terra, quando o Sol preencherá uma porção muito maior do campo de visão do telescópio.

A proeminência observada pelo Solar Orbiter é o maior evento do gênero já capturado em um único campo de visão junto com o disco solar até o momento e, segundo a ESA, abre novas possibilidades para ver como esses eventos se conectam ao disco solar.

Segundo a ESA, o evento é "um lembrete importante da natureza imprevisível do Sol e da importância de entender e monitorar seu comportamento."

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.