Com 5 anos de idade, brasileiro é o mais jovem 'caçador' de asteroides

1 min de leitura
Imagem de: Com 5 anos de idade, brasileiro é o mais jovem 'caçador' de asteroides
Imagem: lmencos/Pixabay.

O que você fazia com cinco anos? O brasileiro Miro Latansio Tsai caça asteroides com essa idade. E ele se tornou a pessoa mais jovem do mundo a identificar um deles. E não foi só um, não. Miro já descobriu 15 desses corpos celestes - todos confirmados pela Nasa (Agência Espacial Americana).

Natural de São Paulo, o menino sempre se interessou por assuntos relacionados a astronomia e ciência. "Eu sempre gostei de ciência, astronomia e planetas: Marte, Júpiter, Saturno, Sol, Mercúrio", disse o pequeno em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, mas depois se corrigiu: afirmou que o Sol é, na verdade, uma estrela.

Segundo a mãe do garoto, a advogada Carla Latansio, Miro sempre gostou de astronomia e com dois anos já sabia o nome de todos os planetas do sistema solar. Quando ela viu um anúncio de um projeto de caça de asteroides da Iasc (Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica), não pensou duas vezes e inscreveu o filho.

Ele logo entendeu como manusear o programa de computador que analisa as imagens disponibilizadas pela Nasa e identificou os 15 asteroides entre os meses de outubro e novembro de 2021.

Clubinho do Miro

Após a conquista do garoto, veio a iniciativa da mãe para ajudar outras crianças a caçar asteroides. O "Clubinho do Miro" é um grupo de ciência e astronomia que compartilha informações e oferece mentoria para crianças sobre os projetos NASA Citizen Scientist. Ele pode ser encontrado no Instagram @astro_miro.

Abaixo, o post da cerimônia de entrega das medalhas pelo feito ao jovem cientista.


Segundo a Folha, Miro pretende continuar caçando asteroides porque acredita que é uma forma de preservar o planeta. "A Nasa precisa que outras pessoas enxerguem esses asteroides para confirmar a órbita deles", explicou o garoto ao jornal. E encerrou: "Sempre que eu puder ajudar as pessoas a proteger o planeta Terra, eu vou fazer isso."

Se você também quer participar do projeto, ou conhece alguém que vai gostar de caçar asteroides, mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Iasc (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.