IA da Sony supera jogadores profissionais de Gran Turismo em experimento

1 min de leitura
Imagem de: IA da Sony supera jogadores profissionais de Gran Turismo em experimento
Imagem: Sony Interactive Entertainment Inc./Divulgação

Após anunciar um "projeto inovador" na última segunda-feira, a divisão de Inteligência Artificial da Sony divulgou que sua IA venceu disputas contra quatro dos jogadores mais premiados de Gran Turismo Sport do mundo em partidas do jogo de corrida. O resultado do experimento foi divulgado pela revista Nature nesta quarta-feira (9).

Desenvolvida em parceria com a Polyphony Digital, que desenvolveu o jogo, a IA GT Sophy conseguiu superar a performance dos jogadores profissionais após mais de 45 mil horas de "treino", segundo o artigo. Após dois dias jogando, a IA já havia conseguido resultados melhores do que 95% dos tempos registrados por humanos em corridas no game.

Os pesquisadores afirmam que a IA ainda foi capaz de realizar movimentos complexos, como ultrapassagens, táticas de corrida, bloqueios, manobras de emergência e até mesmo aproveitar o cone de aspiração, um recurso de aerodinâmica que facilita a ultrapassagem nas pistas e que é utilizada por pilotos e jogadores profissionais.

Como a IA foi treinada?

GT Sophy usou conhecimento adquirido em mais de 45 mil horas de "treino". (Fonte: Sony Interactive Entertainment Inc./Divulgação)GT Sophy usou conhecimento adquirido em mais de 45 mil horas de "treino". (Fonte: Sony Interactive Entertainment Inc./Divulgação)Fonte:  Sony Interactive Entertainment Inc./Divulgação 

A GT Sophy foi treinada a partir do aprendizado por reforço (Deep reinforcement learning), um método de machine learning que permite que a IA consiga aprender sozinha a realizar tarefas por tentativa e erro, sem a necessidade de um acompanhamento humano contínuo.

Conforme a IA treinava, ela automaticamente criava perfis de pilotagem, que envolviam diferentes táticas de corrida. Para melhorar a performance, os pesquisadores contaram com a ajuda de um comitê humano, que selecionou os perfis mais competitivos e que melhor seguiam as regras de etiqueta das corridas.

Segundo os pesquisadores, os resultados podem ser usados para melhorar o nível de competitividade das IA nos jogos de corrida, ajudando jogadores em treinamento a descobrirem novas técnicas. Os autores também sugerem que o experimento pode impactar no desenvolvimento de tecnologias como drones aéreos e veículos autônomos.

ARTIGO Nature: doi.org/10.1038/s41586-021-04357-7

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.