Matemática: jogo educacional ensina tabuada de forma lúdica

1 min de leitura
Imagem de: Matemática: jogo educacional ensina tabuada de forma lúdica
Imagem: Fapesp

O jogo educacional TabuÁgua, lançado em 2016, é um desafio aos estudantes, concebido pelo grupo Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), centro de pesquisa apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É uma forma de treinar a tabuada de forma lúdica e divertida.

Depois de um tempo offline, o jogo voltou a ser lançado pelo projeto de extensão universitária na sexta-feira (21). Para vencer o desafio proposto, os jogadores têm como “arma” os seus conhecimentos em tabuada. A pontuação é parecida com a do jogo “batalha naval”, porém, em vez de escolher posições aleatórias para atirar, o jogador de TabuÀgua tem de resolver as contas das linhas e colunas, para acertar os “inimigos”.

Fonte: Ludo Educativo/Divulgação.Fonte: Ludo Educativo/Divulgação.Fonte:  Ludo Educativo 

Como jogar TabuÁgua?

O cenário do jogo TabuÁgua é a Piscina Municipal de Feijoville, uma cidade fictícia, onde o personagem principal – Godofredo – é ajudante do secretário de Trânsito. De gravata vermelha e sunga, o funcionário público está de férias e convida as pessoas para ajudá-lo a derrotar um time rival que está na outra metade da piscina, escondido debaixo de guarda-sóis. Ganha o jogo quem primeiro derrubar com a bola os esconderijos dos adversários.

Para arremessar a bola, o jogador escolhe uma coordenada e resolve duas continhas, uma na linha e outra na coluna. Se acertar um adversário, joga outra vez; se errar, passa a vez para o outro time. Mas, atenção: você tem 45 segundos para jogar e, se errar na tabuada, a bola irá para fora da piscina.

TabuÁgua é dirigido a crianças de 8 a 10 anos, pode ser jogado online no site do Ludo Educativo, ou baixado para celular Android no Google Play.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.