Estudo: coronavírus perde 90% da força de transmissão pelo ar em 20 minutos

2 min de leitura
Imagem de: Estudo: coronavírus perde 90% da força de transmissão pelo ar em 20 minutos
Imagem: Unsplash

De acordo com um novo estudo realizado na Universidade de Bristol (Reino Unido), em apenas 20 minutos, o coronavírus SARS-CoV-2 perde a capacidade de infectar outros seres vivos em transmissão pelo ar. Inclusive, as novas descobertas sugerem que a maior parte do vírus deixa de ser efetiva já nos primeiros 5 minutos — foram usadas três variantes no estudo.

Assim, a proximidade entre as pessoas, especialmente se uma delas está com sintomas de infecção pelo coronavírus, representa o maior risco para a transmissão. As descobertas do estudo sugerem que o uso de máscaras e o distanciamento físico continuam sendo proteções importantes para prevenir a infecção.

As vacinas disponíveis gratuitamente no Brasil, todas aprovadas por especialistas, também são parte essencial do combate à pandemia por reduzirem as chances de infecção, doença grave e morte.

Os pesquisadores desenvolveram aparelhos que podem gerar partículas minusculas do vírus que levitam por até 20 minutos entre dois anéis elétricos. Nesse ambiente, eles também controlam a temperatura, umidade e até os raios ultravioleta da luminosidade — dessa forma, eles puderam entender como funcionam os aerossóis (partículas menores que gotículas) no processo de exalação.

O estudo foi divulgado pelo jornal britânico The Guardian no dia 11 de janeiro.

As máscaras continuam sendo muito importantes para diminuir infecções ao redor do mundoAs máscaras continuam sendo muito importantes para diminuir infecções ao redor do mundoFonte:  Unsplash 

Os cientistas descobriram que a temperatura do ar não faz diferença para aumentar ou diminuir a capacidade de transmissão do vírus.

O estudo sugere que as partículas virais enfraquecem assim que deixam as condições úmidas e cheias de carbono dos pulmões e, então, o vírus começa a "secar" e a possibilidade de infectar células humanas pode ser interrompida após alguns minutos. A velocidade desse processo dependerá da umidade relativa do ar no ambiente.

Seco é melhor que úmido

Em lugares mais secos, como em muitos escritórios, o vírus perdeu até metade da sua força em 5 segundos. Já em uma sauna, por exemplo, 52% das partículas infecciosas permaneceram ativas por até 5 minutos. De qualquer forma, enquanto um indivíduo infectado permanecer no ambiente, o vírus continuará reabastecendo as proximidades.

“As pessoas estão focadas em espaços mal ventilados e pensando na transmissão aérea por metros ou em uma sala. Não estou dizendo que isso não aconteça, mas acho que ainda assim o maior risco de exposição é quando você está perto de alguém”, disse o diretor do Aerosol Research Center da Universidade de Bristol e principal autor do estudo, Jonathan Reid.

O estudo ainda não revistado por outros cientistas, requisito para ser publicado em revista científica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.