Vídeo em 4K mostra aurora boreal no mar Branco da Rússia; assista

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo em 4K mostra aurora boreal no mar Branco da Rússia; assista
Imagem: Alexander Semenov/Flickr

Para quem tem essa (justificada) vontade de assistir ao vivo a uma aurora boreal acontecendo, um vídeo em 4K divulgado no YouTube neste mês pelo biólogo marinho Alexander Semenov consegue transmitir parcialmente essa emoção. Filmadas no dia anterior à divulgação, as imagens mostram uma aurora verde voando sobre o mar Branco da Rússia, ao som do compositor alemão Hans Zimmer, vencedor do Oscar por Rei Leão e Gladiador.

Fonte: NASA/Wikimedia Commons/ReproduçãoFonte: NASA/Wikimedia Commons/ReproduçãoFonte:  NASA/Wikimedia Commons 

O que são as auroras boreais?

Esse termo, criado pelo astrônomo Galileu Galilei em 1619, é um fenômeno óptico resultante da interação das partículas carregadas de vento solar com a alta atmosfera da Terra. Mas algumas dessas partículas “agarram” na borda da magnetosfera e mergulham nos polos. Ao fazer isso, emitem um brilho que tanto pode ser o amarelo-esverdeado visto no vídeo, quanto um laranja-avermelhado.

Por ser um fenômeno que ocorre somente em altas latitudes, a aurora boreal pode ser vista apenas nos seguintes países: Alasca, Canadá, Dinamarca, Escócia, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia. A época mais propícia ocorre durante o primeiro trimestre do ano e também no outono, quando não há mais nevascas e o céu do Hemisfério Norte está límpido. Vejam o vídeo:


Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.