NASA lança missão para desviar rota de asteroide em 2022

1 min de leitura
Imagem de: NASA lança missão para desviar rota de asteroide em 2022
Imagem: Shutterstock/Reprodução

A agência espacial norte-americana (NASA) lançou na madrugada desta quarta-feira (24) a Dart (Double Asteroid Redirection Test), uma espaçonave que deve se chocar contra o asteroide Dimorphos em 2022. Trata-se de um experimento para comprovar se é possível mudar a rota de um objeto espacial e garantir a defesa do planeta Terra.

A nave foi carregada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, e decolou às 3h20 da manhã na Base de Vandenbern, na Califórnia. O momento foi transmitido ao vivo no canal da Nasa e no Twitter da SpaceX. Veja:

"O Dart mudará apenas um pouco o período de órbita do asteroide. E realmente isso é tudo o que é necessário no caso de um perigo real ser descoberto com bastante antecedência", explicou Kelly Fast, integrante do departamento de defesa planetária da NASA.

Vale ressaltar que o asteroide Dimorphos não representa uma ameaça real para a Terra. O objeto espacial é considerado, na verdade, um NEO (Objetos Próximos da Terra, na sigla em inglês), corpos celestes que se aproximam do planeta, mas que não têm chance de colidir na superfície terrestre nos próximos 100 anos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.