Eclipse lunar: fenômeno poderá ser visto na madrugada da sexta-feira (19)

1 min de leitura
Imagem de: Eclipse lunar: fenômeno poderá ser visto na madrugada da sexta-feira (19)
Imagem: adege/Pixabay
Avatar do autor

Na próxima sexta-feira (19) um fenômeno celeste que não ocorre no Brasil há 580 anos poderá ser observado na madrugada: um longo eclipse lunar que fará com que o nosso satélite natural fique com 97% de sua superfície encoberta pela sombra da Terra. Isso fará com que a Lua fique com uma aparência avermelhada.

Eclipses lunares acontecem quando Sol, Terra e Lua ficam alinhados de tal forma que a Lua passa pela sombra da Terra. Quando se trata de um eclipse lunar total, a Lua fica inteiramente coberta pela sombra do planeta, provocando a chamada zona de "umbra" (sombra) e desaparece por alguns segundos. Já no eclipse parcial só uma parte do satélite passa pela sombra interna, ou limiar, da Terra onde parte da luz solar fica bloqueada.

Como posso observar o eclipse lunar na minha cidade?

O eclipse lunar parcial poderá ser visto em toda a América do Norte, e em grande parte da América do Sul (inclusive Brasil), Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia. O fenômeno terá início por volta das 4h19, no horário de Brasília, e uma duração de pouco mais de três horas. No entanto, já poderá ser visualizado uma hora antes, quando a Lua entra na parte externa da sombra da Terra (penumbra). Nessa hora, a Lua fica um pouco mais escura, de forma sutil.

Infelizmente, o pico do fenômeno não poderá ser visto em nosso país, pois, como ocorrerá às 6h da manhã, a Lua já vai estar abaixo do horizonte, não estando mais visível para o Brasil. Para saber exatamente a cronologia do eclipse lunar em sua cidade, basta acessar a plataforma Time and Date neste link e preencher o campo "busca por cidade ou local".

Em São Paulo, por exemplo, a linha do tempo do eclipse é a seguinte:

  • 3h02: Eclipse penumbral começa;
  • 4h18: Eclipse parcial começa (a Lua passa a ficar avermelhada);
  • 5h13: Eclipse máximo (em São Paulo), mas o ápice real do eclipse ocorrerá quando a Lua já estiver abaixo do horizonte na cidade;
  • 5h16min: Pôr da Lua. Se preferir, agende para assistir à live do eclipse no YouTube.