Enfermeiros brasileiros podem concorrer a prêmio da rainha da Suécia

1 min de leitura
Imagem de: Enfermeiros brasileiros podem concorrer a prêmio da rainha da Suécia
Imagem: Christopher Juhlin/Flickr

A rainha Silvia da Suécia quer homenagear enfermeiros brasileiros com um prêmio que reconhece as melhores iniciativas e ideias dos profissionais da saúde da categoria que atuam no país.

O Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia é uma homenagem da monarca aos enfermeiros desde 2012 e possui edições em vários países, como Alemanha, Estados Unidos, Polônia, Finlândia e Lituânia. Essa será a primeira vez que brasileiros serão avaliados.

A ideia surgiu após a rainha passar a valorizar ainda mais enfermeiros durante o período em que a mãe sofria com Alzheimer e necessitava de cuidados a todo momento. Com a homenagem, além do reconhecimento, os profissionais ganham espaço para dar ideias e aumentar a própria capacitação na área.

O que eu ganho com isso?

Os concorrentes devem se inscrever pelo site do evento até o dia 1º de novembro de 2021. Já os vencedores serão anunciados em 23 de dezembro de 2021, data do aniversário da rainha.

No cadastro, é preciso descrever "ações ou soluções transformadoras" que possuam algum impacto social, impulsionem "um cuidado mais próximo e humanizado aos pacientes" ou "envolvam cuidados especiais com idosos."

A rainha com alguns dos selecionados em anos anteriores.A rainha com alguns dos selecionados em anos anteriores.Fonte:  Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia 

Os escolhidos participam de uma cerimônia na capital da Suécia, Estocolmo, e levam para casa um prêmio em dinheiro de € 6 mil (cerca de R$ 39 mil em conversão direta de moeda) em forma de uma bolsa de estudos. Além disso, o vencedor ganha um diploma e oportunidades de aprendizagem e para conhecer pessoas relevantes na área.

Por que o Brasil?

O país não foi escolhido por acaso: o nome completo da rainha é Sílvia Renata Sommerlath e ela é filha de um empresário alemão com uma brasileira, cuja família tinha raízes com um monarca de Portugal. Alice Soares de Toledo, a mãe da rainha, nasceu em São Manuel, município de 40 mil habitantes no interior do estado de São Paulo, e faleceu em 1997.

Silvia é casada com o rei Carlos XVI Gustavo, que desde 1973 ocupa o trono do país. O cargo do casal, entretanto, limita-se a representar a nação em cerimônias e, no caso do monarca, acumular posições de destaque no exército do país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.