Metade da população brasileira completa vacinação contra a covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Metade da população brasileira completa vacinação contra a covid-19
Imagem: Gustavo/Pexels

O Brasil atingiu nesta quarta-feira (20) a importante marca de 50% da população com o esquema vacinal completo contra a covid-19. Isso significa que mais de 106.7 milhões de brasileiros já receberam as duas doses do imunizante ou a vacina de dose única, estando mais protegidos contra a doença que, até o momento, já matou mais de 604 mil pessoas no país.

O percentual de pessoas acima de 18 anos, público inicial da campanha, que já estão completamente vacinadas é de 65,93%. Já aqueles com apenas uma dose do imunizante representam 71,41% da população, ou seja, 152.325.559 de pessoas.

Os dados apurados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo com base em informações fornecidas pelas secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente.

Os números foram comemorados por especialistas e profissionais de saúde. À Folha de S. Paulo, o infectologista Jamal Suleiman, do hospital Emílio Ribas, destacou que “O número mostra que o Brasil e seu povo confiam na vacina. Agora, precisamos que os outros 50% entendam a importância do imunizante. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro precisa parar de falar que não precisamos receber a vacina.”

Pessoas vacinadas ainda podem ter a covid-19, mas as chances de ter a doença na forma grave e morrer com o vírus são drasticamente reduzidas depois da imunização completa. Assim, as vacinas são, até o momento, a melhor maneira para combater a pandemia que já deixou marcas sociais e econômicas profundas no país.

Os reflexos da vacinação no combate à pandemia

Fonte: torstensimon/Pixabay/ReproduçãoFonte: torstensimon/Pixabay/ReproduçãoFonte:  torstensimon/Pixabay 

O resultado positivo da campanha da vacinação e a adesão da grande maioria da população brasileira tiveram reflexos claros na redução do número de casos e mortes no Brasil. A média móvel de óbitos na terça-feira (19) foi de 351, valor que está há uma semana abaixo dos 400. Embora não seja um número confortável, é bem menor do que a média superior a 3 mil mortes diárias verificadas no pico da pandemia.

Os novos casos de covid-19 registrados também estão em declínio: na terça-feira, foram 10,9 mil contra 75 mil notificações/dia em abril.

Por enquanto, alerta Suleiman, é preciso que a população compreenda que, mesmo promissora, a marca atingida hoje ainda não basta para sairmos de forma segura da pandemia. Por isso, ele enfatiza que o uso da máscara e o distanciamento social ainda continuam sendo medidas fundamentais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.