Anvisa libera uso emergencial de novo remédio contra covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Anvisa libera uso emergencial de novo remédio contra covid-19
Imagem: rafastockbr/Shutterstock
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quarta-feira (8) o uso emergencial de um novo medicamento indicado para tratar casos leves e moderados da covid-19. Conhecido como sotrovimab, o remédio foi desenvolvido por uma parceria entre a empresa norte-americana Vir Biotechnology e a gigante farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK).

O sotrovimab não é vendido em farmácia, e seu uso está restrito ao hospital, com acompanhamento de equipe médica. Segundo a Anvisa, o remédio deve ser usado nos pacientes que possuem um maior risco de agravamento da doença.

O medicamento é um anticorpo monoclonal — proteína produzida em laboratório que imita  a função dos anticorpos naturais.

Quando o SARS-CoV-2 (ou outro patógeno) entra em contato com o corpo humano, inúmeras células de defesa entram em ação para combater o invasor. Os anticorpos estão neste arsenal, e alguns deles conseguem se ligar ao vírus e evitar que ele use seu revestimento espinhoso para entrar nas células humanas.

No Brasil, pelo menos outros quatro anticorpos monoclonais semelhantes têm aprovação para uso emergencial.

O sotrovimab recebeu a liberação para uso nos Estados Unidos em maio deste ano. Em agosto, foi aprovado também na Austrália.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.