Veja maneiras fáceis de calcular o consumo de energia da sua casa

2 min de leitura
Imagem de: Veja maneiras fáceis de calcular o consumo de energia da sua casa
Imagem: Fonte: bedneyimages/Freepik.

Com a nova bandeira de escassez hídrica anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira (31), a conta de energia elétrica, que já estava em bandeira 2, vai ficar ainda mais cara para os brasileiros. Com a nova bandeira, o consumidor terá de arcar com uma cobrança adicional de R$ 14,20 a cada 100 kWh gastos. Portanto, nesse cenário, calcular o consumo de energia dos aparelhos elétricos presentes em casa pode ajudar na hora de economizar.

O TecMundo selecionou algumas alternativas para realizar o cálculo de consumo de energia de maneira simples e rápida. Algumas operadoras de energia elétrica oferecem uma calculadora de consumo no próprio site; outra opção são aplicativos para celular que auxiliam na hora de descobrir o que gasta mais energia em casa.

Confira a seguir os principais aplicativos e sites para calcular o consumo de energia.

1. Simulador de consumo da Enel

gdfsa  Enel/Reprodução. 

A Enel é a concessionária que atende os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Goiás. O simulador de gasto de energia da companhia é simples e apresenta uma lista de cômodos na qual o usuário clica para adicionar os aparelhos eletrodomésticos que possui em cada espaço da casa. Acessamos o simulador via computador.

Após escolher cada tipo de eletrodoméstico, o site pede para inserir a quantidade de itens presentes (por exemplo: dois televisores), o tempo de uso diário e a potência dele. Após concluída a listagem, é apresentado o resultado final da simulação, baseado na soma do consumo médio de cada eletrodoméstico. Para o cálculo, no entanto, é utilizado o preço médio de energia por quilowatt/hora, sem considerar a vigência de bandeira tarifária.

2. Simulador de consumo da Copel

sfs  Copel/Reprodução. 

No simulador disponível no site da Companhia Paranaense de Energia (Copel) é possível escolher o tipo de unidade de consumo para a qual você pretende realizar o cálculo: residencial, rural e comercial ou industrial. Para nossa simulação, escolhemos residência, e o acesso foi feito via computador.

Basta clicar em "novo" e adicionar os ambientes desejados da casa. As opções são cozinha, quarto, banheiro, sala, escritório, lavanderia, garagem ou jardim e genérico. Após escolher o cômodo e o eletrodoméstico, é preciso inserir a potência do aparelho, a quantidade de dias da semana e os horários em que ele é utilizado para adicioná-lo.

Depois de adicionar todos os eletrodomésticos, basta clicar em "simular resultados". A tela seguinte exibe o consumo total em kWh e o custo da energia gasta pela soma de aparelhos, além de informar os horários de tarifa mais barata e mais cara. Clicando em detalhes, é possível observar o consumo de cada aparelho separadamente para um cálculo mais preciso.

3. Aplicativo Energia

O aplicativo, criado por alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possibilita a percepção virtual do consumo da energia elétrica em diversos equipamentos distribuídos em seis ambientes domésticos. Para medir os custos do consumo, são tomados como base os valores cobrados por kWh nas distribuidoras de energia do Rio Grande do Sul.

No app, é possível visualizar o consumo individual de cada eletrodoméstico ou de todos juntos. O aplicativo está disponível para uso no computador e em dispositivos Android.

4. App Consumo de Energia Doméstica

Disponível para aparelhos Android, o app Consumo de Energia Doméstica permite capturar as leituras de um ou mais medidores de energia elétrica ao mesmo tempo, diariamente.

O app permite visualizar o consumo diário médio, realizar estimativa de consumo e de valor da fatura de energia, estabelecer objetivos de consumo, além de calcular o consumo em tempo real para verificar a quantidade de carga que você usa no momento da medição, com base nos impulsos por kWh.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.