Exposição com itens originais da NASA em SP simula lançamento de foguete

2 min de leitura
Imagem de: Exposição com itens originais da NASA em SP simula lançamento de foguete
Imagem: Everton Lopes Batista/TecMundo

Pisar na Lua é, ainda, um sonho distante para quem não é astronauta e não foi escolhido para fazer parte de uma das missões que devem enviar humanos ao satélite nos próximos anos. Mas é possível chegar mais perto da Lua na exposição “Space Adventure”, aberta ao público nesta quinta-feira (26), em São Paulo.

trajes espaciaisTrajes espaciais em exibição na mostra 'Space Adventure', em São Paulo (créditos: Felipe de Oliveira Santos/TecMundo)

Na mostra, o visitante pode ficar a alguns centímetros de distância de um pedaço de rocha lunar de quase 64 gramas, ou de uma miniatura de bandeira dos Estados Unidos carregada pelo astronauta Charles Duke quando esteve no satélite, em 1971.

“Nos últimos anos, visitei várias exposições com o tema espacial ao redor do mundo, mas esta é de longe a mais completa e realista que eu já vi", disse Duke durante uma entrevista coletiva realizada na abertura da exposição.

O astronauta de 85 anos de idade esteve em São Paulo para o evento. Duke foi a décima pessoa a pisar na Lua ao integrar a missão Apollo 16, da NASA.

Charles DukeO astronauta norte-americano Charles Duke durante abertura da exposição 'Space Adventure', em São Paulo (créditos: Everton Lopes Batista/TecMundo)

E ele confirma: a Terra não é plana. “Não sei porque as pessoas acreditam que a Terra é plana, mas posso dizer que a Terra que eu vi lá do espaço é redonda. Posso mostrar as fotos que tiramos”, disse Duke.

As imagens já famosas da Terra vista da Lua estão na exposição, mas são itens como trajes e calçados usados por astronautas e até a mesa de controle original de uma das missões da NASA que justificam uma ida à mostra.

No total, são 300 itens originais e 20 réplicas, objetos coletados em acervos de museus norte-americanos e da NASA para a “Space Adventure” — a exposição levou quase uma década para ser montada, segundo os organizadores.

Outro ponto alto da mostra é a sala redonda e escura que simula o lançamento de um foguete para o espaço, com um vídeo imersivo e movimentos no chão que imitam o tremor que os astronautas sentem na situação real. É uma simulação simplificada, mas que deve agradar aos visitantes de todas as idades.

neil armstrongMolde da mão do astronauta Neil Armstrong usado para testes (créditos: Felipe de Oliveira Santos/TecMundo)

A exposição é complementada pela mostra “Futuro Espacial”, em cartaz no Farol Santander (centro de São Paulo), que exibe itens relacionados a futuras missões espaciais, como a Artemis. Gerenciada pela NASA, a missão pretende levar humanos novamente para a Lua, o que está inicialmente planejado para acontecer em 2024.

“Space Adventure” fica em cartaz no estacionamento do Shopping Eldorado (Pinheiros) até o dia 26 de outubro.

SPACE ADVENTURE

Horários: todos os dias, das 10h às 21h, até 26/10
Local: Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970, Pinheiros)
Preço: R$ 25 (meia entrada) a R$ 125
Mais informações em spaceadventure.com.br

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.