Cafeína e remédios despejados no Rio Amazonas ameaçam biodiversidade

Imagem de: Cafeína e remédios despejados no Rio Amazonas ameaçam biodiversidade
Imagem: Pixabay

A falta de saneamento e o descarte inadequado de remédios e outras substâncias, como o café que tomamos diariamente, pode estar prejudicando a biodiversidade no Rio Amazonas. Pesquisadores identificaram diversos componentes químicos prejudiciais para a vida aquática ao logo do rio e refletem sobre os potenciais riscos desse achado.

A descoberta foi feita por pesquisadores do projeto Silent Amazon, que agrupa equipes do Brasil, Espanha, Itália e Noruega. Como o nome do grupo pode sugerir, eles fazem investigações de problemas aparentemente silenciosos, mas que podem trazer consequências graves para o meio ambiente – e para nós, seres humanos.

A divulgação da pesquisa foi realizada por meio do Repórter Unicamp, programa da universidade paulista.

O que foi encontrado no rio?

Mais de 50 componentes químicos diferentes foram identificados (Fonte: Pexels)Mais de 50 componentes químicos diferentes foram identificados (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels

Os componentes encontrados nessa campanha – considerada a maior de monitoramento químico na região –, surpreendem pela quantidade e variedade. De acordo com os pesquisadores, ao menos 50 compostos diferentes foram identificados, entre eles:

• Cafeína
  • Nicotina
  • Paracetamol
  • Hormônios
  • Antibióticos
  • Analgésicos
  • Psicoestimulantes
  • Pesticidas
  • Agrotóxicos

Diversas áreas do rio – considerado o maior rio do mundo tanto em extensão como em volume de água – foram monitoradas. Em todas elas esses compostos químicos foram encontrados, o que levanta a bandeira vermelha sobre os riscos que a falta de saneamento básico e descarte inadequado tem causado para a vida ribeirinha e biodiversidade.

Mesmo os melhores sistemas de tratamento de esgoto do mundo não conseguem neutralizar completamente as substâncias que ingerimos e, depois, o corpo despeja naturalmente no vaso sanitário.

Quais são os riscos desses componentes no rio?

Essa poluição traz riscos para a diversidade e vida dos animais do rio amazônico (Fonte: Pexels)Essa poluição traz riscos para a diversidade e vida dos animais do rio amazônico (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels

Andrea Waichman, professora da Universidade Federal da Amazônia (UFAM), destacou algumas consequências para esse problema identificado. Dependendo da concentração dos elementos químicos encontrados, a biodiversidade da vida aquática pode ficar comprometida, levando ao desaparecimento de algumas espécies.

Waichman destaca que mesmo o desaparecimento de uma pequena espécie do rio pode causar um efeito em cascata que prejudica outros animais dentro da cadeia alimentar. Até mesmo o ser humano pode sofrer consequências, uma vez que também nos aproveitamos dessa rede de diversidade biológica oferecida pelo rio.

Há ainda o risco para a saúde  representado pelo contato direto com essas substâncias, já que a água do rio e seus afluentes também é usada para consumo em diversas comunidades ribeirinhas.

Rhaul de Oliveira, pós-doutorando da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, também reforça os impactos negativos que a poluição pode ter na vida aquática da região.

A presença de hormônios na água, como o estrogênio e a progesterona presentes em pílulas anticoncepcionais e excretados pelo corpo humano, pode estimular o desenvolvimento de características femininas em alguns peixes (o que é chamado de reversão sexual). Isso impede a reprodução dessas espécies, dizimando populações inteiras e causando um desiquilíbrio para o ecossistema.

O que podemos fazer para evitar esse problema?

O saneamento básico é a principal medida para combater esse problema da poluição do rio (Fonte: Pixabay)O saneamento básico é a principal medida para combater esse problema da poluição do rio (Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay

A dimensão do impacto real desse problema para a vida aquática e biodiversidade das espécies do Rio Amazonas ainda é muito difícil de mensurar. Porém, há casos bem documentados de como a falta de saneamento básico pode trazer prejuízos irreversíveis para o ser humano – como o caso mencionado por Oliveira.

Mas como impedir que esses compostos cheguem às águas?

Os cientistas apontam que o investimento em saneamento básico é essencial. Estudos revelam que a rede de atendimento cobre apenas 10% da população na região amazônica.

Além disso, o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a limpeza dos rios também pode ajudar a reverter o problema. “É essencial que a gente encare esse desafio do desenvolvimento de tecnologias locais baseadas no conhecimento, valores e realidade da biodiversidade amazônica”, completa o pesquisador da Unicamp.

Se você quer saber mais sobre os resultados dessa pesquisa e como o grupo Silent Amazon tem trabalhado para conscientizar a população sobre os nossos impactos no rio amazônico, visite este link.