Acesso à Plataforma Lattes é restabelecido, afirma CNPq

1 min de leitura
Imagem de: Acesso à Plataforma Lattes é restabelecido, afirma CNPq
Imagem: Plataforma Lattes/Reprodução

O acesso à Plataforma Lattes foi restabelecido nesse final de semana, de acordo com nota divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no domingo (08). O serviço estava indisponível desde o dia 23 de julho, quando pesquisadores de todo o Brasil relataram os primeiros problemas.

Conforme a entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), o restabelecimento inclui a possibilidade de cadastrar novos usuários e atualizar os currículos existentes. O serviço de extração do Lattes, usado por centenas de instituições de ensino e pesquisa para encontrar docentes, pesquisadores e discentes, também voltou a funcionar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Outra ferramenta que está online novamente é o serviço de e-mail do CNPq. Segundo o órgão, os contatos com os responsáveis pela plataforma podem ser feitos enviando mensagem para os “endereços institucionais já conhecidos” ou para a Central de Atendimento (atendimento@cnpq.br).

O site voltou a funcionar, mas apresenta instabilidades.O site voltou a funcionar, mas apresenta instabilidades.Fonte:  Plataforma Lattes/Reprodução 

A plataforma, que leva o nome do físico brasileiro César Lattes, foi criada no final da década de 1990. Atualmente, ela conta com mais de 1,1 milhão de currículos cadastrados, reunindo sistemas nos quais é possível se registrar para concorrer a bolsas de pesquisa e participar de concursos.

Usuários reclamam de instabilidade

Mesmo com o CNPq confirmando que a Plataforma Lattes voltou a funcionar, nem todos estão conseguindo acessar o sistema nesta segunda-feira (09). No Twitter, vários usuários relataram que o sistema ficou disponível por pouco tempo, aparecendo offline novamente após a atualização mais recente do órgão:

Ao tentar acessar a página inicial da plataforma, o TecMundo obteve sucesso em algumas oportunidades, mas em outras o site estava fora do ar, indicando uma certa instabilidade do sistema nesta retomada dos serviços.

Vale lembrar que o site voltou a funcionar de forma parcial na última terça-feira (03), quando permitia apenas fazer a pesquisa por currículos (a atualização e os novos cadastros não estavam disponíveis).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.