Gato em jet ski? NASA encontra formação rochosa esquisita em Marte

Imagem de: Gato em jet ski? NASA encontra formação rochosa esquisita em Marte
Imagem: Fonte: NASA/Reprodução.

Conforme avança a exploração espacial, mais e mais imagens interessantes chegam aqui na Terra. A última vem de Marte, e foi capturada pela Chemistry & Camera (ChemCam), do rover Curiosity da NASA, na base do Monte Sharp. A foto exibe uma pedra de cerca de 15 centímetros, com formato de arco, na qual é possível observar uma variedade de texturas naturais impressionantes.

Rocha encontrada na cratera Gale.Rocha encontrada na cratera Gale.Fonte:  NASA/JPL-Caltech/LANL

Segundo Abigail Fraeman, geologista planetária da agência espacial americana, o achado mostra que as camadas do Monte Sharp, conforme o rover explora, estão passando de argila para sulfato (gesso é um exemplo de sulfato). A declaração foi feita no blog de atualização da missão da NASA a Marte, que começou em agosto de 2012.

As imagens brutas do arco de pedra, que parece estar resistindo bravamente à poeira, erosão e vento marcianos, foram feitas pelo rover no final da semana passada e recentemente disponibilizadas no portal de imagens da missão da NASA.

Por que observar pedras em Marte?

O rover espacial Curiosity foi projetado para explorar a cratera de Gale, em Marte. Ele faz parte da missão Mars Science Laboratory (MSL) e seus objetivos incluem investigação do clima e da geologia marciana; avaliação da possibilidade de vida microbiana no local e se há influência de água, além de realizar estudos de habitabilidade planetária em preparação para a exploração humana.

A cratera Gale é um local de impacto de meteoros de quase 4 bilhões de anos. Os cientistas acreditam que ele provavelmente reteve água em algum ponto de sua história, com base nos depósitos minerais de argila e sulfato que possui.

Na base da montanha marciana de Sharp, a sonda Curiosity encontrou uma formação única o suficiente para despertar o interesse dos cientistas da NASA. Eles então fizeram o rover inspecionar a rocha de perto, usando a ChemCam — que é capaz de criar imagens das rochas e desvendar sua composição química — e a câmera Mast, que tira fotos do terreno.

O arco de pedra fica no chão da cratera Gale. É proeminente no terreno plano que o circunda e um pouco deslocado, com um lado do arco encontrando-se com o outro um pouco abaixo do cume. Comentaristas das redes sociais disseram que a formação parece um gato em um jet ski ou a espinha de uma serpente.

Confira o post no Twitter do geólogo especializado em Marte Gwénaël Caravaca:

"Alguns veem cobra, alguns veem chifres, outros veem uma cepa de DNA, mas no momento, o que vejo é um grande mosaico remoto deste estranho edifício, provavelmente devido à erosão diferencial em rochas alteradas".

A NASA tem planos de enviar, no futuro, uma nave para trazer rochas marcianas para a Terra. A sonda Perseverance, embora distante da Curiosity, está coletando amostras do solo de Marte e, em breve, poderemos analisar as pedras marcianas bem mais de perto.