Novo teste de covid-19 permite acompanhamento via app

1 min de leitura
Imagem de: Novo teste de covid-19 permite acompanhamento via app
Imagem: Reprodução/Vatic

Uma empresa inglesa de biossegurança inventou um novo tipo de teste de covid-19, ativado somente saliva e que apresenta resultados mais eficientes em 15 minutos. Além disso, destaca a Vatic, desenvolvedora da solução, o KnowNow, nome do lançamento, possibilita o compartilhamento dos dados que coleta e produz um QR Code. Seu app, baseado no diagnóstico, barra ou concede acesso de pessoas a espaços públicos.

Dado o potencial da criação, cujas taxas de falsos positivos chegam a apenas um a cada 200 exames, a companhia, fundada em 2019, já levantou US$ 6,37 milhões em uma rodada de investimentos. A identificação de vírus infecciosos, como o SARS-CoV-2, explica, ocorre a partir do contato do microrganismo com a superfície do produto, que imita uma célula humana.

KnowHow, teste de covid-19 baseado somente em saliva.KnowHow, teste de covid-19 baseado somente em saliva.Fonte:  Reprodução/Vatic 

No Reino Unido, o KnowNow já está sendo usado, e a Vatic se dedica, atualmente, a testes clínicos nos Estados Unidos para receber autorização de comercialização no território. Alex Sheppard, cofundador e CEO da entidade, atribui o declínio de avaliações do tipo, essenciais para a contenção da pandemia, ao desconforto que causam no momento da raspagem de vias aéreas, desencorajando pacientes a realizá-las.

"Precisamos aliviar a dor dos testes em massa se quisermos voltar ao normal e minimizar a interrupção de atividades causada por futuros surtos de covid-19, seja em escritórios, escolas ou locais de hospedagem", defende o executivo.

Futuro dos testes

De acordo com a Vatic, sua tecnologia é focada em procurar a proteína Spike do novo coronavírus, por meio da qual o agente se infiltra no organismo e que é semelhante a uma agulha hipodérmica, ilustra Sheppard. Devido a essa característica, o KnowNow, salienta, é efetivo para quaisquer variantes.

Entretanto, trata-se apenas da primeira versão, e futuras implementações garantirão seu uso em diversas situações. Quanto ao aplicativo associado ao teste, Alex diz que é projetado para manter a privacidade do paciente, mesmo que envie informações a organizações de saúde. "É seguro", pontua, complementando que nem endereços ou dados do tipo são considerados.

App é seguro, defende CEO da Vatic.App é seguro, defende CEO da Vatic.Fonte:  Reprodução/Vatic 

"A tecnologia da Vatic é o futuro dos testes. Esta nova rodada de investimentos será a chave para garantir o lançamento bem-sucedido do KnowNow em todo o Reino Unido e internacionalmente e fazer com que as economias voltem a se movimentar com o mínimo de interrupções", comemora Julia Hawkins, sócia da LocalGlobe, uma das investidoras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.