Covid-19: São Paulo registra 1º caso da variante delta na cidade

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: São Paulo registra 1º caso da variante delta na cidade
Imagem: CDC (Unsplash)/Reprodução

Na última segunda-feira (5), um paciente na cidade de São Paulo foi diagnosticado com a variante delta da covid-19, cepa de origem indiana. O paciente tem 45 anos e está sendo monitorado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirma que a família do homem ainda não apresentou sintomas, mas que também está sendo acompanhada pela UBS.

A descoberta foi realizada pelo Instituto Butantan, em parceria com o município, que tem encaminhado amostras de exames RT-PCR positivos. O objetivo é identificar quais variantes estão circulando pela cidade.

Variante delta

Atualmente, a cepa delta circula em 92 países e tem se tornado dominante em todo o mundo, segundo Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, o primeiro caso com a variante foi registrado há um mês e já causou a morte de pelo menos duas pessoas. A primeira vítima foi uma mulher grávida de 42 anos. Ela viajou do Japão para o norte do Paraná e morreu no dia 18 de abril. A causa só foi confirmada no fim de junho pelo Ministério da Saúde.

A segunda vítima foi um homem indiano de 54 anos, que foi internado em São Luís (MA) no dia 14 de maio, assim que chegou do navio MV Shandong da Zhi. Ele morreu no fim de junho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.