Perseverance: NASA mostra como o rover consegue tirar selfies em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Perseverance: NASA mostra como o rover consegue tirar selfies em Marte
Imagem: NASA/Reprodução
Avatar do autor

Desde a chegada do rover Perseverance em Marte, a NASA tem recebido diversas imagens do robô. Em meio às mais de 20 mil imagens do planeta vermelho, o veículo espacial também aproveitou para enviar algumas "selfies". A primeira, tirada em abril, aparece apenas o mastro do rover e na segunda, o robô aparece ao lado do seu companheiro Ingenuity.

Mas afinal, como o Perseverance consegue tirar fotos de si mesmo? Segundo a NASA, o rover utiliza uma câmera de navegação em seu braço robótico. Com ela, o veículo manobra sua "mão" para conseguir fotografar a si mesmo.

O processo

A câmera Watson utilizada por ele foi desenvolvida para tirar fotos especificas de texturas de rochas, em close-up, e por isso cobrem apenas uma parte pequena da cena. Assim, foi preciso comandar o rover para que ele tirasse uma sequência de 62 fotos pequenas, que foram unidas uma a uma, para chegar ao resultado divulgado.

Além disso, a equipe responsável pelo Perseverance precisava trabalhar "no horário de Marte" e, segundo a NASA, os profissionais passavam a madrugada fazendo todos os ajustes necessários para que a selfie desse certo.

Objetivos

Por meio das fotos, os engenheiros da NASA podem verificar qual o nível de desgaste do veículo. Mas, além disso, as imagens inspiram outras pessoas a trabalharem na Agência Espacial Norte-Americana.

"Eu, por exemplo, decidi entrar nesse ramo quando vi uma foto do Sojourner, o primeiro rover da NASA em Marte", disse Vandi Verma, engenheira-chefe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. Para conferir todo o processo da primeira selfie do Perseverance em Marte, acesse o site.

Fontes

Perseverance: NASA mostra como o rover consegue tirar selfies em Marte