'Superlua de Morango' ficará visível nesta quinta-feira (24)

1 min de leitura
Imagem de: 'Superlua de Morango' ficará visível nesta quinta-feira (24)
Imagem: Pexels/Reprodução

Na noite desta quinta-feira (24), acontece a última superlua do ano. No fenômeno, o satélite parece maior por estar na fase cheia e mais próximo da Terra . A mudança para as pessoas que observam a olho nu, no entanto, será quase imperceptível.

Ainda assim, se você é fã de astronomia e não quer perder o evento, o melhor horário para observar o satélite é durante a primeira hora após o seu surgimento no céu, que deve acontecer por volta das 18h30. Para mais precisão, utilize aplicativos de observação astronômica para verificar o horário exato na sua região.

Lua de morango

Como já é comum, além dos nomes científicos, muitas vezes os fenômenos ganham apelidos populares, como as famosas "lua de sangue" ou "lua rosa". A de hoje é conhecida como "lua de morango".

O nome foi pensado pelos povos nativos norte-americanos, que relacionavam as fases da lua com fenômenos naturais, como as estações do ano ou com os diferentes períodos de plantação. Neste caso, o fenômeno ficou conhecido assim por ser a época em que o morango começa a ficar maduro para a colheita.

O astrônomo do Planetário do Rio Naelton Araújo explicou ao UOL que o termo tem origem puramente cultural e não astronômica. "A Lua não estará rosa ou de qualquer outra cor. Ao nascer, ela pode se mostrar mais amarelada, alaranjada ou até avermelhada, depende das condições atmosféricas do lugar de onde se olha", disse.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.