NASA posta imagem de sistema a 140 milhões de anos-luz da Terra

1 min de leitura
Imagem de: NASA posta imagem de sistema a 140 milhões de anos-luz da Terra
Imagem: Reprodução/NASA

Em seu perfil oficial no Instagram, a NASA compartilhou, na última quarta-feira (09), mais uma imagem de tirar o fôlego. De acordo com a agência, o material, capturado por telescópios espaciais, exibe o sistema galáctico Arp 299, localizado a 140 milhões de anos-luz da Terra.

Duas galáxias em estreita proximidade emitem feixes de raio X azuis, iluminando a área que as circunda. À medida que ambas se tornam uma, ondas de choque desencadeiam o nascimento de novas estrelas. Ainda segundo a agência, alguns desses astros estreantes são gigantescos e violentos, apesar de terem vidas breves.

Entusiastas de astronomia, por sua vez, ficaram fascinados com a postagem, e a maioria deles elogiou a qualidade do que viram. Para se ter uma ideia, ela já conquistou quase 615 mil curtidas.

"Essas fontes ultraluminosas de raios X são provavelmente sistemas binários em que um buraco negro ou uma estrela de nêutrons está puxando material de uma estrela companheira", destaca entidade espacial, detalhando que, das 25 verificadas, 14 se encaixam na categoria mais poderosa. Confira abaixo.

Interação de sistemas divulgada pela NASA.Interação de sistemas divulgada pela NASA.Fonte:  Reprodução/NASA 

Unindo pincéis

Para aqueles e aquelas que desejarem repaginar as áreas de trabalho de seus computadores, o site do Observatório de raios X Chandra, inaugurado em 1999 e um dos principais aliados de missões da NASA, disponibiliza fotos de alta resolução.

Aliás, essa estrutura é fundamental para os levantamentos de dados que proporcionam a criação de materiais únicos, verdadeiros retratos de um passado distante (o nosso presente)

No caso da "estrela" da vez, combinando informações enviadas pelo Hubble (nas cores branco e castanho claro) e pelo NuSTAR (representadas pelo roxo), garantiu um espetáculo cósmico digno de nota – marcando sua importância em tons de rosa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.