NASA anuncia novas missões para analisar o clima de Vênus

1 min de leitura
Imagem de: NASA anuncia novas missões para analisar o clima de Vênus
Imagem: NASA/JPL-Caltech

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) anunciou duas novas missões para estudar Vênus. O planeta não recebe novos equipamentos científicos dos Estados Unidos em suas proximidades há 30 anos.

O principal objetivo da NASA é estudar "como Vênus se transformou em um mundo tão infernal, ao mesmo tempo em que tem tantas características parecidas com as nossas".

O planeta, que é o mais próximo da Terra, tem características peculiares — incluindo uma temperatura média de 461 ºC e superfície coberta principalmente por lava e substâncias como ácido sulfúrico. Entretanto, as suspeitas são de que ele já foi habitável e até mesmo apresentou clima e uma composição de oceanos.

A NASA selecionou duas pesquisas entre seis competidoras, com base na elaboração dos projetos e possíveis contribuições para a ciência. As selecionadas agora devem finalizar a escrita de especificações e design para construção dos modelos. Cada missão terá um orçamento previsto em US$ 500 milhões, sendo que o lançamento de ambos os equipamentos deve acontecer entre 2028 e 2030.

Conheça os equipamentos

A missão Davinci+ ((Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry, and Imaging)) vai avaliar a composição da atmosfera de Vênus para compreender a sua formação ao longo dos anos, além de buscar pistas sobre a presença de oceanos no local. O equipamento, que deve descer ao planeta, terá a forma de uma esfera e pode ser o responsável por tirar as primeiras fotos de perto do "solo" local, que pode até confirmar se ele possui estruturas similares aos nossos continentes.

Já a Veritas (Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography, and Spectroscopy) é especializada em topografia e vai estudar a história geológica do planeta, orbitando Vênus com uma série de radares para criar reconstruções em 3D da superfície, estudar a composição rochosa e avaliar a atividade vulcânica na região.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.