Navio entra em quarentena no Maranhão após tripulante pegar covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Navio entra em quarentena no Maranhão após tripulante pegar covid-19
Imagem: Pixabay

Um navio ancorado no litoral do Maranhão foi colocado em quarentena no sábado (15) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após um dos tripulantes ser diagnosticado com covid-19. O homem, de 54 anos de idade, é da Índia e está internado em um hospital da cidade de São Luís.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI” começou a apresentar sintomas no dia 4 de maio, mas só foi hospitalizado no dia 13. Especialistas temem que a infecção possa ter sido causada pela variante indiana do novo coronavírus, sem registro no Brasil.

No entanto, ainda não há confirmação de que o caso tenha relação com a cepa B.1.617 do Sars-CoV-2, conhecida pela maior capacidade de transmissão. A amostra coletada do marinheiro indiano, via exame de PCR, passará por sequenciamento de genoma para verificar se há a presença da mutação surgida no país asiático.

Os 24 tripulantes do navio são indianos e embarcaram na Cidade do Cabo, na África do Sul.Os 24 tripulantes do navio são indianos e embarcaram na Cidade do Cabo, na África do Sul.Fonte:  Unsplash 

A medida de colocar o navio em quarentena no Maranhão surge depois que o governo federal determinou a proibição da chegada de voos com origem ou passagem pela Índia, país com grande número de casos e mortes por covid-19. Medida semelhante já havia sido adotada em relação aos voos da África do Sul, Reino Unido e Irlanda do Norte.

Mais pacientes infectados

Nesta segunda-feira (17), mais dois tripulantes do “MV SHANDONG DA ZHI” precisaram ser transportados para um hospital da capital maranhense com sintomas da covid-19. Conforme a SES, uma equipe técnica inspecionou a embarcação e coletou 23 amostras dos marinheiros, das quais duas apresentaram sintomas.

Os outros 21 tripulantes assintomáticos, que continuam no navio, estão isolados em cabines individuais e seguem sendo acompanhados pela Secretaria durante a quarentena. Segundo o órgão, as amostras de todos também passarão pelo sequenciamento de genoma no Instituto Evandro Chagas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.