Navio entra em quarentena no Maranhão após tripulante pegar covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Navio entra em quarentena no Maranhão após tripulante pegar covid-19
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

Um navio ancorado no litoral do Maranhão foi colocado em quarentena no sábado (15) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após um dos tripulantes ser diagnosticado com covid-19. O homem, de 54 anos de idade, é da Índia e está internado em um hospital da cidade de São Luís.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI” começou a apresentar sintomas no dia 4 de maio, mas só foi hospitalizado no dia 13. Especialistas temem que a infecção possa ter sido causada pela variante indiana do novo coronavírus, sem registro no Brasil.

No entanto, ainda não há confirmação de que o caso tenha relação com a cepa B.1.617 do Sars-CoV-2, conhecida pela maior capacidade de transmissão. A amostra coletada do marinheiro indiano, via exame de PCR, passará por sequenciamento de genoma para verificar se há a presença da mutação surgida no país asiático.

Os 24 tripulantes do navio são indianos e embarcaram na Cidade do Cabo, na África do Sul.Os 24 tripulantes do navio são indianos e embarcaram na Cidade do Cabo, na África do Sul.Fonte:  Unsplash 

A medida de colocar o navio em quarentena no Maranhão surge depois que o governo federal determinou a proibição da chegada de voos com origem ou passagem pela Índia, país com grande número de casos e mortes por covid-19. Medida semelhante já havia sido adotada em relação aos voos da África do Sul, Reino Unido e Irlanda do Norte.

Mais pacientes infectados

Nesta segunda-feira (17), mais dois tripulantes do “MV SHANDONG DA ZHI” precisaram ser transportados para um hospital da capital maranhense com sintomas da covid-19. Conforme a SES, uma equipe técnica inspecionou a embarcação e coletou 23 amostras dos marinheiros, das quais duas apresentaram sintomas.

Os outros 21 tripulantes assintomáticos, que continuam no navio, estão isolados em cabines individuais e seguem sendo acompanhados pela Secretaria durante a quarentena. Segundo o órgão, as amostras de todos também passarão pelo sequenciamento de genoma no Instituto Evandro Chagas.

Navio entra em quarentena no Maranhão após tripulante pegar covid-19