Einstein previu supersentidos de animais há 70 anos, revela carta

3 min de leitura
Imagem de: Einstein previu supersentidos de animais há 70 anos, revela carta
Imagem: Equações matemáticas. Fonte: Pixabay.

Um artigo publicado em 10 de maio na revista científica Journal of Comparative Physiology A revela que Albert Einstein sugeriu, em uma carta escrita em 1949 ao pesquisador Glyn Davys, que o comportamento de aves migratórias e pombos-correio poderia algum dia levar à compreensão de algum processo físico ainda não conhecido. Mais uma vez matemático e físico alemão estava certo: ele havia previsto um processo descoberto em 2008 – a geolocalização das aves por meio de campo magnético.

Albert Einstein, físico alemão responsável pela teoria da relatividade geral.Albert Einstein, físico alemão responsável pela teoria da relatividade geral.Fonte:  Pixabay 

A carta veio à luz depois de 72 anos, após a esposa do destinatário, Judith Davys, ter lido um artigo publicado pelos autores do estudo a respeito das habilidades matemáticas das abelhas. A equipe, então, passou um ano investigando o conteúdo da correspondência.

A história por trás da carta

Em 1933, Einstein deixou a Alemanha para trabalhar na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Lá, em abril de 1949, ele conheceu o cientista Karl von Frisch em uma palestra. Von Frisch estava apresentando sua nova pesquisa sobre como as abelhas navegavam com mais eficácia utilizando padrões de polarização da luz. Ele usou essa informação para ajudar a traduzir a agora famosa linguagem de dança das abelhas, pela qual recebeu o Prêmio Nobel.

Um dia após a palestra de von Frisch, o pesquisador e Einstein compartilharam um encontro privado. A reunião não foi documentada formalmente, mas a carta recentemente descoberta fornece alguns insights sobre o que pode ter sido discutido na ocasião.

A equipe da pesquisa suspeita que a carta de Einstein seja a resposta a uma pergunta enviada originalmente por Glyn Davys – que em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou na Marinha Real Britânica. Como engenheiro, Davys pesquisou o uso de radares para detectar navios e aeronaves – uma nova tecnologia mantida em segredo na época.

Carta escrita por Albert Einstein em 18 de outubro de 1949.Carta escrita por Albert Einstein em 18 de outubro de 1949.Fonte: Dyer et al., J Comp Physiol A./Reprodução

Por coincidência, o sentido adicional presente nos morcegos, conhecido como biosonar ou ecolocalização, foi descoberto na mesma época. Isso despertou a ideia de que os animais poderiam ter sentidos diferentes dos humanos. O time do estudo não encontrou qualquer correspondência anterior entre Davys e Einstein, mas seguiu buscando o que poderia tê-lo levado a escrever para o famoso físico. Foi quando pesquisaram arquivos online de notícias publicadas na Inglaterra em 1949.

Assim descobriram que os estudos de von Frisch sobre a navegação das abelhas já eram grandes notícias em julho daquele ano, inclusive noticiada pelo jornal britânico The Guardian.

Os responsáveis pelo estudo acreditam que isso foi o que levou Davys a escrever para Einstein. É provável que a carta inicial mencionasse as abelhas e von Frisch, pois Einstein respondeu: “Estou bem familiarizado com as admiráveis investigações do Sr. v. Frisch”. Einstein também sugere na resposta que, para as abelhas ampliarem nosso conhecimento da física, novos tipos de comportamento precisariam ser observados.

Einstein imaginou que novas descobertas poderiam vir do estudo do comportamento dos animais: "É de se pensar que a investigação do comportamento de aves migratórias e pombos-correio possa algum dia levar à compreensão de algum processo físico que ainda não é conhecido", afirmou, à época.

Einstein estava certo, de novo

Pesquisas recentemente vêm revelando os segredos da navegação de aves migratórias, que voam milhares de quilômetros para chegar a um destino preciso. Um estudo com tordos equipados com transmissores de rádio revelaram, em 2018, que essas aves usam uma espécie de bússola magnética como guia de orientação principal durante o voo.

Rastro de voo de nove pássaros equipados com transmissores via satélite.Rastro de voo de nove pássaros equipados com transmissores via satélite.Fonte:  The Royal Society/Reprodução 

Leia a carta na íntegra:

“Prezado senhor, estou bem familiarizado com as admiráveis investigações do Sr. v. Frisch. Mas não consigo ver a possibilidade para utilizar esses resultados na investigação a respeito das bases da física. Tal só seria o caso se um novo tipo de percepção sensorial, respectiva de seus estímulos, fosse revelada por meio do comportamento das abelhas”. “É de se pensar que a investigação do comportamento de aves migratórias e pombos-correio possa algum dia levar à compreensão de algum processo físico que ainda não é conhecido”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.