Meteoros passam pelo céu de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; veja

1 min de leitura
Imagem de: Meteoros passam pelo céu de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; veja
Imagem: Globo/Reprodução

Meteoros foram vistos no céu de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul entre esta quarta (28) e quinta-feira (29). O evento foi registrado pelas câmeras da Bramom (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) e do veículo de notícias Clima ao Vivo.

O primeiro meteoro, que caiu por volta de 23h52 (horário local), começou a queimar na atmosfera a 96 km de altitude, desintegrando-se totalmente a 54 km de altitude, próximo de Candiota (RS). Segundo as informações divulgadas, o objeto tinha magnitude de -3.6, que é um indicador de brilho. De modo geral, quanto menor o número, maior será sua “luminosidade”. A Lua cheia, por exemplo, tem uma magnitude média de -12.74.

O segundo meteoro foi visto sete minutos depois, às 00h01 da quinta-feira. Com magnitude -4.6, o objeto entrou na atmosfera a 104 km de altitude e se desintegrou totalmente a 78 km, nas proximidades de Taquari, também no Rio Grande do Sul. Confira, no vídeo abaixo, o momento que os objetos caíram:

O que são meteoros?

Vale lembrar que meteoro, conhecido como “estrela-cadente” na língua popular, é um evento luminoso causado pela passagem de um fragmento de rocha espacial em alta velocidade pela atmosfera. Nesse processo, o calor gerado pelo meteoro consome grande parte dos fragmentos de rocha que atingem o planeta.

Esse evento diferencia-se do meteorito, que é um fragmento de rocha espacial que resistiu à passagem atmosférica e atingiu a superfície terrestre. Outra associação comum é feita com o bólido, meteoro mais brilhante que Vênus e que geralmente termina com uma explosão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.