Superlua hoje (26): qual é o melhor horário para observar o fenômeno?

1 min de leitura
Imagem de: Superlua hoje (26): qual é o melhor horário para observar o fenômeno?
Imagem: Unsplash

Nesta segunda-feira (26) a Lua completará seu ciclo e entrará na fase cheia. A novidade é que o satélite formará a chamada superlua. Isso porque, além de estar em seu Perigeu,  momento em que está mais próxima do planeta, o satélite se alinhará com o Sol e a Terra, formando o fenômeno. Apesar de ser o momento em que ela está mais brilhante, será quase impossível distinguir a lua cheia comum da superlua.

Outra notícia que tem sido espalhada nas redes sociais é de que também ocorrerá a Lua Rosa. O fenômeno, no entanto, não passa de uma metáfora. Isso porque os povos norte-americanos falavam que a lua estava rosada indicando a chegada da primavera, estação muito comemorada no Hemisfério Norte já que vinha após o inverno rigoroso da região.

Qual o melhor horário para acompanhar a superlua?

Segundo Naelton Araújo, astrônomo do Planetário do Rio, o fenômeno será como uma lua cheia normal vista a olho nu. "Só com instrumentos, como um telescópio, ou comparando por meio de fotografias, será possível notar alguma diferença", contou ao UOL. Ainda assim os entusiastas da astronomia poderão acompanhar o momento e se encantar com o tamanho do satélite. Naelton afirma que o melhor horário para observar o fenômeno é na primeira hora após o seu aparecimento no céu, já que é possível notar as variações de tonalidade da lua.

Lua

Ela estará visível após o por do sol, a partir de 18h. Seu ápice será às 0H33.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.