Quando vou ser vacinado? Site faz cálculo específico para brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Quando vou ser vacinado? Site faz cálculo específico para brasileiros
Imagem: Cris Vector

Uma nova ferramenta online que utiliza dados oficiais permite calcular uma estimativa de quando você será vacinado contra o coronavírus. Chamado de "Quando vou ser vacinado?", o site é montado por voluntários e utiliza informações coletadas diariamente sobre a pandemia para fornecer estimativas sobre a imunização.

Disponível neste link, a plataforma precisa apenas de sua idade e seu estado de residência para calcular a estimativa. Se você faz parte dos grupos prioritários contemplados no Plano Nacional de Imunização (PNI), também é possível indicar a informação para aprimorar o cálculo.

A ferramenta calcula uma estimativa com base nos números de vacinação de cada estado.A ferramenta calcula uma estimativa com base nos números de vacinação de cada estado.Fonte:  Quando vou ser Vacinado/Captura de tela 

De acordo com os responsáveis pelo site, as previsões são feitas com base nos últimos sete dias de vacinação de cada estado. Ou seja, a estimativa muda diariamente e a vacinação pode demorar mais que o esperado, já que o cálculo não considera fatores como o andamento da imunização em cada município.

Os estados revelam diariamente os números de vacinação, que são coletados pelo projeto Coronavírus Brasil para a ferramenta que estima o tempo de vacinação. Já os números populacionais de cada estado são retirados da base de informações do IBGE.

Em relação ao cálculo para grupos prioritários, a ferramenta leva em conta o plano de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020, que foi divulgado pelo DataSUS. Como o número de doses de vacinas para covid-19 é bastante volátil, no entanto, as estimativas para quem faz parte do PNI pode ser bastante variável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.