Bactérias poderão ser usadas para construir carros e prédios

1 min de leitura
Imagem de: Bactérias poderão ser usadas para construir carros e prédios
Imagem: Pexels

Imagine construir peças de carros, aviões e até prédios com bactérias que se regeneram sozinhas, assim como os sistemas vivos. Um grupo de pesquisadores da Universidade Sul da Califórnia nos Estados Unidos, acredita ser possível.

Os cientistas estão trabalhando com a bactéria chamada Sporosarcina pasteurii, conhecida por secretar uma enzima chamada urease. Ao se expor à ureia e a íons de cálcio, a urease produz carbonato de cálcio, encontrado em ossos e dentes.

"Os materiais que estamos fabricando são vivos e crescem por conta própria. Por séculos, temos ficado maravilhados com as sofisticadas microestruturas dos materiais naturais, especialmente depois que os microscópios foram inventados para observar essas minúsculas estruturas," diz o professor Qiming Wang. "Agora, demos um importante passo à frente: usamos bactérias vivas como uma ferramenta para desenvolver diretamente estruturas incríveis que não podem ser feitas por nós mesmos."

BactériasO material é extremamente forte e pode ser usado para infraestruturas de painéis aeroespaciais e até mesmo de veículos (Qiming Wang/Reprodução)

Segundo Wang, a principal inovação da pesquisa é que as bactérias são guiadas a cultivar minerais de cálcio para gerar estruturas ordenadas e semelhantes às dos mineralizados naturais.

Engenharia

Para os estudos, o grupo utilizou estrutura em impressão 3D de treliça. As bactérias introduzidas na estrutura se agarram nas grades e começam a produzir urease. Os cristais de carbonato de cálcio crescem para cima, preenchendo os espaços vazios da treliça. De acordo com Wang, o material é extremamente forte e pode ser usado para infraestruturas de painéis aeroespaciais e até mesmo de veículos.

Além disso, as bactérias também podem ser usadas para fazer reparos nas peças, caso elas sejam danificadas. "Uma visão interessante é que esses materiais vivos ainda possuem propriedades de crescimento próprio," disse Wang. "Por exemplo, se os usarmos em uma ponte, podemos usar as bactérias para fazer crescer os materiais de volta e reparar os danos quando necessário", afirma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.