Inpe divulga primeiras fotos feitas por satélite brasileiro; confira

1 min de leitura
Imagem de: Inpe divulga primeiras fotos feitas por satélite brasileiro; confira
Imagem: Inpe/Divulgação
Avatar do autor

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quinta-feira (11) as primeiras imagens feitas pelo Amazônia 1, primeiro satélite totalmente brasileiro a ser colocado em órbita. As fotos mostram a região do sudeste brasileiro, mais especificamente, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e é possível ver o reservatório de Sobradinho e o Rio São Francisco. Confira:

As imagens foram recebidas dois dias após o lançamento do satélite e os dados enviados pela câmera WFI foram tratados em São José dos Campos e em Cachoeira Paulista, ambos em São Paulo.

O lançamento faz parte da missão PSLV-C51, da Indian Research Organization, agência espacial indiana e em 17 minutos, alcançou 752 quilômetros de altitude da superfície da Terra. O Amazônia 1 demorou 12 anos para ser construído e, com ele em órbita, o Brasil passou a fazer parte de um grupo com apenas 20 países que são capazes de construir o próprio satélite.

Muitos questionaram porque o lançamento não foi feito no Centro de Alcântara, no Maranhão, local conhecido por ter uma localização privilegiada. O professor e astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, Naelton Mendes de Araújo explica que o Brasil não tem foguete grande o suficiente para lançar o Amazônia 1. Segundo contou à Tilt, para o lançamento seria necessário um foguete com porte de 44 metros de altura e a plataforma brasileira tem suporte para um com cerca de 20 metros. "Não seria interessante trazer um foguete lá da Índia para cá e construir uma plataforma nacional para um único lançamento", afirma o especialista.

Fontes