Exército dos EUA testa óculos que “enxerga” através das paredes

1 min de leitura
Imagem de: Exército dos EUA testa óculos que “enxerga” através das paredes
Imagem: Defende Visual Information Distribution Service / U.S. Army

O exército norte-americano está testando um novo equipamento que promete dar "superpoderes" aos soldados. Trata-se de um óculos de proteção que possibilitará que uma pessoa enxergue em ambientes totalmente escuros, tenha visão aérea - sem tirar os pés do chão - e a capacidade de ver através das paredes dos carros blindados utilizados pelo exército. Isso porque, o dispositivo consegue se conectar às câmeras externas dos veículos. Assim, toda a equipe consegue ter uma visão do lado de fora, sem a necessidade de se expor.

Os óculos chamados IAVS (Integrated Augmented Vision System; no português, Sistema Integrado de Visão Ampliada) conta com um sistema de sete câmeras sobre as lentes, possibilitando a captação de imagens nos mais diversos ambientes.

U.S. ArmyO dispositivo possibilitará que uma pessoa enxergue em ambientes totalmente escuros (Fonte: U.S. Army)Fonte: Defende Visual Information Distribution Service / U.S. Army

Segundo o sargento da Equipe de Combate da Brigada Stryker 1-2 do exército, Philip Bartel, a tecnologia deve mudar toda a estratégia dos soldados a partir de agora. “A liderança será capaz de manobrar seus elementos e obter uma visão do alvo sem ter que sair da segurança de seus veículos blindados. Manobrar elementos com esse tipo de informação minimizará as vítimas, mudará drasticamente como operamos e aumentará nossa eficácia no campo de batalha”.

Os óculos também poderão mostrar mapas de uma região e "utilizar" imagens feitas por um drone que sobrevoará o campo de batalha. Para a distribuição do equipamento, o exército pediu um valor de US$ 1,1 bilhão para a compra de 40 mil unidades. No entanto, o congresso norte-americano reduziu o orçamento em 20%.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.