Painéis solares geram 40% mais energia com novo revestimento

1 min de leitura
Imagem de: Painéis solares geram 40% mais energia com novo revestimento
Imagem: Pixabay

Um trabalho científico produzido por acadêmicos da Universidade Carlos III de Madrid e Universidade Minia (Egito) mostra que revestimentos podem melhorar o desempenho de painéis solares de silício em 40%.

A pesquisa foi publicada na revista científica Solar Energy, que é editada pela Sociedade Internacional de Energia Solar. De acordo com Mahmoud Elshorbagy, primeiro autor, o revestimento é uma metassuperfície (superfície composta de matérias artificiais que se repetem em um padrão).

Essa camada é composta de uma estrutura nanométrica, ou seja, formada por partículas extremamente pequenas. No estudo dos pesquisadores, a cobertura utilizada tinha formato de cruz e foi gravada nas células solares de silício em uma região por onde entra a luz solar. As cruzes são preenchidas por materiais dielétricos, que são isolantes.

Painel solarPainéis solares mais eficientes conseguem aproveitar melhor a luz solar recebida

Esta construção facilita chegada luz do sol na camada da placa onde ela será transformada em corrente elétrica. A ação permite o aumento de até 40% na corrente que é gerada pelo painel.

O pesquisador Elshorbagy explica, no trabalho acadêmico, que o revestimento pode ser feito em qualquer tipo de painel solar de silício ainda no período de fabricação, para que seja possível alcançar os melhores resultados.

Além da melhora da energética, o revestimento faz com seja gerada uma eficiência de produção. A técnica permite que a espessura da placa seja menor, o que gera uma economia de material durante a fabricação.

Além de Elshorbagy, a pesquisa foi conduzida pelos acadêmicos Eduardo López Fraguas, José Manuel Sánchez Pena, Braulio García Cámara e Ricardo Vergaz.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.