Sonda da NASA viverá '7 minutos de terror' antes de pousar em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Sonda da NASA viverá '7 minutos de terror' antes de pousar em Marte
Imagem: NASA

A sonda Perseverance está próxima de iniciar a manobra de pouso em Marte para estudar o solo do planeta. Esse período que antecede a chegada é o momento de maior tensão da missão: afinal, é ele que determina se todo o esforço de lançamento e da viagem será ou não recompensado.

Esse período de nervosismo envolve a entrada na atmosfera de Marte, o processo de descida e a aterrisagem — carinhosamente batizados de "sete minutos de terror" pelos astronautas, em relação à duração desse procedimento totalmente automatizado.

Sem qualquer forma de controle manual do robô, a agência fica sabendo se ele foi bem sucedido somente mais tarde, quando novos dados são enviados da sonda para o sistema da NASA.

Os sete minutos de terror

Antes da contagem começar, a Perseverance é desacoplada da parte principal do módulo de transporte. Em seguida, ela começa a descida na atmosfera a uma velocidade de até 20 mil km/h. Nesse momento, o escudo térmico ajuda a dissipar o calor até a velocidade ser restabelecida.

Um paraquedas supersônico é então lançado para deixar a sonda na posição e ficar ainda mais lenta. Só que os problemas não acabaram: a cratera de Jezero, local escolhido para o pouso e os estudos, é um terreno extremamente irregular e pode danificar o equipamento na chegada.

Por isso, a Perserverance tem um sistema inteligente que tira fotos da superfície antes do pouso para compreender a situação do terreno e se ajustar antecipadamente ao melhor lugar para aterrissar.

A sequência de manobras durante os minutos fatídicos.A sequência de manobras durante os minutos fatídicos.Fonte:  NASA 

Ao definir o local, o paraquedas é removido e foguetes propulsores são acionados para garantir estabilidade. A uma altura de 20 metros, a estrutura superior lança a sonda lentamente até o chão a partir de um cabo e voa até outro ponto de Marte. A Perserverance então está pronta para agir.

A Perserverance deve iniciar as manobras de pouso às 16 horas (horário de Brasília) de 18 de fevereiro, com transmissão pelo canal do NASA Jet Propulsion Laboratory no YouTube.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.