'Febre das trincheiras': doença da 1ª Guerra reaparece no Canadá

2 min de leitura
Imagem de: 'Febre das trincheiras': doença da 1ª Guerra reaparece no Canadá
Imagem: Reprodução

Uma doença que afetou mais de 1 milhão de soldados durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) foi identificada em um ex-morador de rua de Winnipeg, Canadá, acometido pela febre das trincheiras, transmitida por piolhos ou por lesões de pele e causada pela bactéria Bartonella quintana. O fato despertou preocupações de autoridades locais quanto à saúde desta população vulnerável.

Sintomas da condição incluem febre recorrente, dores de cabeça, nas canelas e nas costas e tonturas. Inflamações do revestimento do coração, conhecidas como endocardites, podem levar o paciente à morte. Outros três casos foram identificados na cidade nos últimos seis meses – e uma das pessoas desenvolveu paralisia e dificuldade de fala após um sangramento cerebral gerado pela manifestação.

"Esta é uma doença das condições de guerra, é uma doença dos campos de refugiados e é algo contra o qual muitas sociedades industrializadas ainda lutam", aponta Carl Boodman, especialista em doenças infecciosas e microbiologia médica da Universidade de Manitoba. "Isso apenas reflete o fato de que existem pessoas em nossa sociedade que vivem em condições que não devemos tolerar", complementa.

Doença afetou mais de 1 milhão de soldados durante a Primeira Guerra Mundial.Doença afetou mais de 1 milhão de soldados durante a Primeira Guerra Mundial.Fonte:  Reprodução 

Cuidados vitais

De acordo com os responsáveis pelo atendimento, um homem de 48 anos chegou ao departamento de emergências com dores no peito e falta de ar, que teriam se iniciado dois dias antes. HIV positivo e ex-usuário de drogas, tomava seus medicamentos antirretrovirais e havia procurado ajuda quanto à presença de piolhos pelo corpo. Exames, então, foram realizados.

A equipe, depois, identificou sinais de picadas de insetos na pele do paciente, bloqueios nos vasos dos pulmões, baço dilatado e fraqueza nas paredes de vasos sanguíneos importantes. Mesmo sendo colocado em um respirador, ele piorou, apesar do tratamento, o que revelou danos às válvulas cardíacas. Aí, foi submetido a uma cirurgia de substituição de válvula – e testes de sangue, com sequenciamento genético, trouxeram o caso à luz.

Felizmente, três meses depois, recebeu alta. A atenção médica para a recuperação foi fundamental, ressalta Jon Sparkes, chefe-executivo da organização de caridade para sem-teto Crisis: "Os cuidados de saúde preventivos e especializados que são verdadeiramente acessíveis aos sem-teto são vitais e, por sua vez, evitarão a propagação de doenças e reduzirão a dependência de serviços de saúde de emergência."

"Todos merecemos a oportunidade de construir uma vida saudável para nós mesmos. Por isso, é justo garantir que isso seja uma realidade para as pessoas que enfrentam a falta de moradia", finaliza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.