Covid-19: RJ usa aplicativo de celular para agendar testes

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: RJ usa aplicativo de celular para agendar testes
Imagem: Pexels
Avatar do autor

Nesta sexta-feira (4), o estado do Rio de Janeiro começa a testagem para a covid-19 agendada por um aplicativo de celular. Para ter acesso ao recurso, o usuário deverá responder algumas questões em um formulário para ser convocado caso suas respostas indiquem um possível contágio. A nova modalidade terá início nas cidades de São Gonçalo e Volta Redonda, que lideram os números de casos durante a pandemia.

Os usuários que forem eventualmente convocados, receberão uma senha digital em forma de QR Codeque confirmará sua presença no exame. Ela deverá ser apresentada obrigatoriamente, junto da carteira de identidade, no local indicado para a realização da testagem. O resultado será exibido no aplicativo em até 72 horas e caso confirme positivo, o usuário poderá indicar 5 pessoas que esteve em contato recente para realizarem o exame.

Infográfico explicando detalhes do teste RT-PCR. (Fonte: UFMG / Reprodução)Infográfico explicando detalhes do teste RT-PCR. (Fonte: UFMG / Reprodução)Fonte:  UFMG 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, será possível testar até 1,5 mil usuários diariamente nas cidades selecionadas com uso dos exames RT-PCR, capazes de revelar a presença ativa do novo coronavírus no corpo humano. A medida é resultado da parceria com o aplicativo 'Dados do Bem', disponível para iOS e Android, que também deve auxiliar no mapeamento das principais zonas de contágio e fornecer dados para estudos — mediante autorização do usuário.

Urgência

São Gonçalo possui 16.567 casos confirmados de covid-19, totalizando 863 óbitos e registrando a cidade como a terceira mais afetada do estado do Rio de Janeiro. Volta Redonda, similarmente, ocupa o nono lugar com 9.089 infectados e 257 fatalidades.

O atendimento na cidade de São Gonçalo será realizado no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê; já em Volta Redonda, a testagem será feita no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, há previsão para a expansão do programa para as demais cidades, de acordo com o número de casos.

Covid-19: RJ usa aplicativo de celular para agendar testes