Eclipse lunar penumbral: saiba como observar o evento na segunda-feira (30)

1 min de leitura
Imagem de: Eclipse lunar penumbral: saiba como observar o evento na segunda-feira (30)
Imagem: Pixabay

Na próxima segunda-feira (30), acontecerá um eclipse lunar penumbral. Isso significa que a Lua perderá parte de seu brilho ao passar pela parte externa da sombra do planeta Terra, que é projetada pelo Sol.

Vale ressaltar que é importante não confundir esse tipo de eclipse lunar com o total e o parcial. Em um eclipse lunar total, a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua, obstruindo a luz do Sol; já em um eclipse parcial, a Lua passa por parte da sombra escura da Terra, conhecida como umbra.

A montagem mostra diferentes tipos de eclipses ocorridos em 2017 e representados na mesma escala. (Fonte: NASA/Petr Horálek/Reprodução)A montagem mostra diferentes tipos de eclipses ocorridos em 2017 e representados na mesma escala. (Fonte: NASA/Petr Horálek/Reprodução)Fonte:  NASA 

Como observar o eclipse lunar penumbral

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), o fenômeno poderá ser acompanhado nas Américas, na Ásia, na Austrália e no oceano Pacífico. Porém, fatores climáticos como céu nublado podem interferir e dificultar essa tarefa. No Brasil, quem quiser tentar observar o evento precisará acordar cedo, pois ele começa às 4h32 (horário de Brasília).

Como a NASA alertou que talvez o eclipse lunar penumbral não seja perceptível sem instrumentação, uma dica é recorrer a apps como Star Chart, Google Sky Map e Stellarium, visto que eles ajudam a encontrar os objetos no céu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.